Bueno de Andrada poderá ganhar ‘vagão food truck’ para fomentar turismo rural

Compartilhe esta notícia:
Bueno de Andrada poderá ganhar ‘vagão food truck’ para fomentar turismo rural

Bueno de Andrada já possui uma reconhecida vocação gastronômica. As coxinhas do distrito de Araraquara levaram o nome do local Brasil a fora e agora, a Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur), propõe que a Estação Ferroviária receba um vagão de carga para exposição cenográfica junto a plataforma construída em 1898.

“Vamos estudar a possibilidade de encaminhar um projeto para que se fixe um vagão de carga ao lado de um armazém onde era depositado o café de fazendas da região. Seria mais uma atração turística, um café ou uma lanchonete, por exemplo”, explica o vereador Elias Chediek, presidente da Comissão Especial de Estudos Parque dos Trilhos, da Câmara Municipal.

Segundo o presidente da Abatur, é uma boa oportunidade para ampliação das opções gastronômicas do distrito. “Seria uma espécie de food truck, com comidas de milho, caldo de cana, enfim, comidas típicas da roça”, enfatiza.

A estação ferroviária foi utilizada por muitos anos para escoamento de café produzido por Antônio Joaquim de Carvalho em sua fazenda localizada no distrito rural.

Atualmente há a intenção de restaurar duas locomotivas, um carro vagão da Cia. Paulista e um carro de passageiros de primeira classe construído pela Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). As composições estão sendo inventariadas para que em seguida a restauração seja orçada e o projeto desenvolvido através da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac).

Existem propostas de projetos para implantação do Trem Turístico entre as estações ferroviárias de Araraquara e de Bueno de Andrada com escala de parada no Pinheirinho e futuramente o transporte de passageiros sobre trilhos para interligar os bairros em área urbana, utilizando-se as linhas férreas existentes a serem preservadas.

Na próxima quinta-feira, 10 Agosto de 2017, a partir das 14h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara, acontece a reunião dos membros da Comissão Especial de Estudos para Preservação da Memória Ferroviária e do Patrimônio Histórico, para providências de medidas protetivas ao patrimônio municipal. O encontro é aberto ao público.
*Com informações A Cidade On

Compartilhe esta notícia: