O futuro da educação é agora

Compartilhe esta notícia:

*Por Wellington Argolo

A educação prepara profissionais para a vida em sociedade e, principalmente, para o mundo do trabalho. Todas as técnicas, os ensaios, os planejamentos e as lições são projetados para atender às demandas do futuro.

E o futuro é agora! Com alunos mais conectados e ágeis, nossa forma de ensinar mudou. Para acompanhar essas transformações, é preciso desenvolver atividades com qualidade e promover um ensino que seja interessante e faça sentido para a comunidade escolar e para a sociedade.

Envolver estudantes, docentes e funcionários em projetos baseados em metodologias ativas de ensino abre caminhos para a educação que conhecemos como a “do futuro”. Também é preciso intensificar esses movimentos para termos a sensação de começar o ano com o pé direito e, no fim dele, o sentimento de dever cumprido.

No Senac Jaboticabal, o compromisso para 2018 segue premissas inovadoras da proposta pedagógica. Temos como principal comprometimento engajar o grupo educacional na construção de projetos que sistematizem as diretrizes, expectativas e necessidades da comunidade escolar. Nossas práticas ganham ainda mais relevância ao permitir que cada aluno exerça e desenvolva seu protagonismo, expressando suas diferenças e singularidades para definir seus caminhos de atuação, sem perder a referência de conjunto.

Além disso, ampliaremos as ações para fomentar os três pilares de atuação da unidade: as relações institucionais, o compromisso com os alunos e a responsabilidade com os funcionários.

Uma das propostas é manter o Senac antenado com as tendências do mercado, do país e da região. Isso permite que a instituição identifique oportunidades de negócios e inovação, adeque o portfólio e os serviços às necessidades locais de capacitação profissional. O objetivo é promover o diálogo direto com as entidades comerciais e as cidades da nossa área de atuação, fortalecendo o relacionamento com todos.

Nesse contexto, seguimos com a próxima diretriz: exercer educação de forma integral, estimulando a autonomia dos alunos e a atitude empreendedora para oferecer melhores profissionais ao mercado. A premissa é estreitar, cada vez mais, a distância entre o aprendizado e o mundo do trabalho. Docentes, técnicos e coordenadores já estão com o olhar focado para aproximar a teoria da prática. Vivências educacionais e novos espaços de estudo prometem transformar a visão dos alunos e, consequentemente, aumentar a empregabilidade e a qualidade dos serviços na nossa região. A metodologia do Senac faz com que o estudante saia da formação preparado para atuar no universo profissional.

Internamente, o compromisso é continuar a desenvolver nossas equipes e otimizar processos por meio da educação corporativa e de encontros pedagógicos. A excelência já permeia os nossos profissionais, mas o intuito é aprimorar a ação educacional com a capacitação dos docentes e potencializar as suas competências.

A educação é ativa. Deve ser renovada por movimentos cíclicos e contínuos, como discussões, aperfeiçoamento das práticas, definição de referenciais pedagógicos institucionais, revitalização do modelo escolar, promoção de oficinas, reuniões, diálogos, debates e pesquisas com todos os representantes educacionais e a comunidade.

O processo educacional está em constante mudança e estamos de olho nele!

*Wellington Argolo é gerente do Senac Jaboticabal.

Compartilhe esta notícia: