Descubra como se livrar das terríveis espinhas

Compartilhe esta notícia:

Estudos indicam que pelo menos 80% de toda a população terá pelo menos uma vez durante a vida algum episódio de acne

A acne é uma doença caracterizada pela inflamação da unidade pilossebácea (folículo piloso em associação com a glândula sebácea). É um problema comum em jovens e adolescentes, sendo uma manifestação normalmente temporária dessa fase. O desenvolvimento da acne está diretamente relacionado com o aumento dos níveis hormonais na adolescência.

Estudos indicam que pelo menos 80% de toda a população terá pelo menos uma vez durante a vida algum episódio de acne. Em homens, o comprometimento é mais severo quando comparado ao que ocorre em mulheres. As lesões, em ambos os casos, ocorrem normalmente na face, no dorso e no tórax. Apesar de não ser um problema de saúde grave, pode desencadear problemas relacionados com a autoestima, em virtude do aspecto das lesões.

→ Como a acne é formada?

A formação da acne depende de quatro fatores inter-relacionados:

Comedogênese ou hiperqueratinização folicular: Processo em que se formam as lesões chamadas de microcomedões e comedões, popularmente denominadas de cravos. Nesse processo, ocorre a descamação de células queratinizadas que se acumulam nos folículos, formando uma espécie de tampão.

Produção de sebo: As glândulas sebáceas são acionadas por hormônios andrógenos (hormônios relacionados com características masculinas) e inicia-se a produção de sebo, que nada mais é que uma secreção rica em lipídios. O sebo produzido fica retido em virtude da presença do cômedo.

Colonização bacteriana: Na superfície da pele e nos ductos das glândulas sebáceas, pode ocorrer a multiplicação de bactérias. O organismo mais importante nesse processo é o Propionibacterium acnes, entretanto, o Staphylococcus epidermidis e Malassezia furfur também podem ser observados.

Inflamação: A multiplicação de bactérias causa a inflamação da pele. O P. acnes, por exemplo, está relacionado com a produção de enzimas relacionadas com o processo de inflamação.

→ Quais são os principais fatores que desencadeiam a acne?

A acne pode ser desencadeada por diferentes fatores, tais como questões genéticas e hormonais, uso de medicamentos e cosméticos, estresse e alguns tipos de alimento ricos em carboidratos de alto índice glicêmico (nível de açúcar). Vale destacar, no entanto, que a acne não se relaciona diretamente com a alimentação, mas o excesso de açúcar pode aumentar a produção de andrógenos.

→ Manifestação da acne

A acne manifesta-se de diferentes formas. As lesões podem ser:

Comedões ou cravos: folículos entupidos pelo sebo. Comedões fechados apresentam-se como pontos brancos, e os comedões abertos apresentam-se como pontos pretos.

Pápulas: lesões sólidas e altas.

Pústulas: lesões com pus.

Nódulos: lesões com inflamação e que causam cicatrizes por atingir camadas profundas.

Cisto: Lesões maiores que as pústulas, inflamadas e que causam dor e cicatrizes.

De acordo com as manifestações da acne, elas podem ser classificadas em grau I, grau II, grau III e grau IV. Nessas últimas, as lesões são tão graves que podem interconectar-se, formando uma espécie de túnel.

→ Qual é o tratamento para acne?

O tratamento para acne depende do grau de acometimento da pele, podendo ser medicamentoso ou, até mesmo, cirúrgico (esse último procedimento é recomendado apenas em casos mais sérios). O tratamento também pode envolver algumas medidas de higiene, tais como limpeza do local com uso de sabonete neutro e/ou loção adstringente. Vale frisar que não se pode lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso pode agravar o problema.

Para mulheres com acne, pode ser recomendado o uso de anticoncepcionais para controlar as taxas hormonais. Nos casos mais graves de acne, recomenda-se o uso de isotretinoína, um medicamento extremamente forte que pode causar efeitos colaterais. Por desencadear problemas no feto, esse medicamento não é recomendado para mulheres grávidas.

→ Veja a seguir algumas recomendações para o controle da acne:

Não esprema as lesões, pois isso pode desencadear infecções;

Não se exponha de maneira exagerada ao sol;

Não utilize receitas caseiras desconhecidas;

Não utilize medicamentos sem a indicação de um médico dermatologista.

Compartilhe esta notícia: