Fundação CASA em parceria com a OSC APOIO compartilha resultados há 11 anos

Compartilhe esta notícia:

Em 15 de Setembro de 2006 aconteceu a inauguração da Unidade da Fundação CASA em parceria com a OSC APOIO na cidade de Taquaritinga. A Fundação CASA presta assistência no Estado de São Paulo para jovens em conflito com a Lei, com idades de 12 a 21 anos incompletas. As medidas são determinadas pelo Poder Judiciário, aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes. A fim de aprimorar a qualidade do atendimento, o Governo do Estado de São Paulo apostou num programa de descentralização do atendimento. Em síntese, o objetivo é fazer com que os adolescentes sejam atendidos próximos de sua família e dentro de sua comunidade, o que facilita a reinserção social.

Fundação C.A.S.A. Taquaritinga Horizonte de Luz

O Atendimento em sistema de Gestão Compartilhada desenvolvido no CASA Taquaritinga foi comprovado pela economicidade e eficácia gerada ao Estado em pesquisa comparativa referente a outras unidades nos mesmos moldes, porém, no sistema de Gestão Plena, na qual somente o Estado tem o poder de gerir. Nos Centros de Gestão Compartilhada é de responsabilidade da OSC as contratações dos diversos setores, sendo, Gerência, Administrativo, Psicossocial, Pedagógico, Saúde e Operacional, além das aquisições de materiais e produtos, manutenções predial, serviços terceirizados como os de cursos, empresas de alimentação e transporte, e etc. Neste sistema é de responsabilidade da Fundação CASA o cargo de Diretor do Centro, Encarregado de área Técnica, RH da Fundação, Equipes de Coordenadores e Agentes de Apoio Socioeducativo, que são responsáveis pela segurança do Centro, ainda, pela contratação da empresa de vigilância patrimonial.

A ação pedagógica da Fundação CASA e OSC APOIO não se restringe apenas ao Ensino Formal. Na verdade, toda uma gama de atividades é coordenada por quatro gerências (Escolar, Educação Profissional, Arte e Cultura e Esportes).Em relação às áreas citadas, atualmente o CASA Taquaritingatem algumas parcerias que ajudam a fortalecer o trabalho desenvolvido, conseguindo assim colher bons resultados. Na área escolar o trabalho esta sendo desenvolvido com a escola Felícia Adelvais Pagliuso e também com a D.E. (Diretoria de Ensino). Nas atividades de arte e cultura projetos de Artes Plásticas com Agentes Educacionais do quadro da OSC APOIO com formação em arte e também parceria com o Projeto Guri em atividades musicais.

Exposição de Quadros feitos nas atividades de Artes Plásticas na Câmara Municipal Taquaritinga

Dentro da Educação Profissional oferecida no Centro, os adolescentes tem a oportunidade de adquirir conhecimentos e diversas possibilidades formativas, sendo que é trabalhada a importância da escola em nossas vidas. Nesta área também tem a parceria com a Escola ONBYTE (Escola de Formação Profissional), que oferece 15 cursos para os adolescentes e também com a SERT (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho) preparando os adolescentes para a conquista de seu primeiro emprego através do programa TIME DO EMPREGO.

No contexto da agenda multiprofissional, também são desenvolvidas diversas atividades diariamente na rotina do CASA Taquaritinga, partindo dos atendimentos das Psicólogas e Assistentes Sociais que contemplam os jovens e seus familiares, as quais focam também a reinserção destes jovens na sociedade através das oportunidades.

O setor da saúde é responsável por ministrar os medicamentos e realizar atendimentos pelos enfermeiros e dentista contratados pela OSC APOIO, que também oferecem atividades educativas e palestras voltadas nesta área. Ainda, os jovens contam com consultas médicas e odontológicas de especialidades ofertadas pela rede Municipal, garantindo a eles a devida qualidade nos atendimentos de saúde.

Faz parte ainda da agenda multiprofissional, o atendimento realizado pelos Coordenadores de Equipes e Agentes de Apoio Socioeducativo, que são os profissionais que participam 24 horas por dia na rotina com os jovens, colaborando com as ações educativas, interagindo em suas atividades, refeições, dormitórios e participando da elaboração do PIA (Plano Individual de Atendimento) dos adolescentes, o qual sugere metas no decorrer da internação dos jovens.

Já os setores administrativo e operacional, colaboram e muito para o desenvolvimento de todas as atividades citadas, apesar destes não estarem inseridos e envolvidos diretamente com os jovens, é os dois setores responsáveis para que tudo ocorra da forma correta e com a devida qualidade no atendimento final aos jovens. O setor administrativo da OSC é o responsável pela Prestação de Contas ao Estado, RH da OSC, aquisições, contratações, almoxarifado, e etc. O setor operacional é o responsável pela higienização e limpeza do Centro, Copa, lavanderia e otimização de vestuários em geral. O Setor Administrativo da Fundação CASA é responsável pelo RH da Fundação, processos e documentações dos jovens.

Para o Coordenador Pedagógico Willyan Fávero há 10 anos no sistema da Fundação CASA, há quatro respondendo pela coordenação pedagógica, o trabalho é muito gratificante, são ações com projetos desenvolvidos que contribuem no processo ensino aprendizagem e de desenvolvimento educativo dos adolescentes, preparando-os para seu retorno ao convívio social.

Washigton Maguetas (Pintor Brasileiro) e Marcos Bonilla (Presidente da OSC) apreciando o trabalho desenvolvido

Para o Gerente da OSC, Felix Marques Neto, o trabalho em equipe entre todos os funcionários e colaboradores da Fundação CASA, OSC APOIO e parceiros é o que faz a diferença, conseguindo manter um atendimento de qualidade aos jovens e seus familiares. Neto Marques, salienta que neste mês o Centro recebeua vista do Diretor Técnico da Fundação CASA, Sr. Adilson Fernandes, que esteve presente no Centro e elogiou pelo bom trabalho desenvolvido durante esses 11 anos.

O Presidente da OSC APOIO, Sr. Marcos Marona, o “Bonilla” que está à frente deste projeto desde o início, ressalta a importância desta parceria para o município, no qual são investidos anualmente em Taquaritinga em média de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) que são destinados desde as contratações das empresas de alimentação, transporte, manutenções predial e de equipamentos, aquisições de vestuários, materiais, produtos em geral e outros, praticamente em sua totalidade no comércio local de Taquaritinga e ao corpo funcional da OSC APOIO que totaliza 27 funcionários.

Gestores da Fundação C.A.S.A com parceiros da escola OnByte

O diretor do Centro, Paulo Marcelo Fernandes diz que: “O trabalho vem sendo desenvolvido atendendo todas as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)” com qualidade, eficiência e eficaz e com a credibilidade da OSC APOIO na cidade fica mais fácil em relação ao trabalho, pois o Centro vem conseguindo ampliar o leque de parcerias e também conseguindo fortalecer o bom relacionamento com o Poder Judiciário, Ministério Publico, Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar e toda a Rede de Serviços Municipal.

Compartilhe esta notícia: