Nossa Palavra

Compartilhe esta notícia:

Feira na Roça: vamos mostrar o que é nosso!

 Cidade eminentemente agrícola, há anos que a ideia foi apresentada, mas não se materializou em Taquaritinga: uma feira para mostrar o que o município tem de melhor em produtos e derivados do campo.

Enquanto outras cidades da nossa região brindavam com feiras agrícolas e afins o interior paulista, Taquaritinga nadava contra a corrente e pilotava na contra-mão de direção, insistindo em velhas teorias.

Taquaritinga ficou famosa com a goiabada (exportada até para o exterior), limão e laranja, tomate e – porque não dizê-lo – da própria manga que até hoje frequenta as mesas europeias e da América do Sul.

Não tem porquê, portanto, o município não investir em sua própria feira de produtos agrícolas – que seja regional – expondo as qualidades de nossa terra e favorecendo os pequenos produtores rurais.

Como se sabe, Taquaritinga não tem grandes áreas rurais produtivas. A sua estrutura contempla apenas pequenas propriedades agrícolas, que vivem exclusivamente da agricultura familiar, cana-de-açúcar à parte.

Assim como a Feira do Livro (que também está sendo implantada na cidade), a Feira na Roça tem tudo para tirar o município da escuridão, alargando os horizontes dos agricultores e dos próprios consumidores.

Além de incentivar e promover a agricultura em Taquaritinga, expor seus principais produtos (sempre de qualidade), a Feira na Roça levará o nome do município aos mais longínquos rincões do país.

A Feira na Roça deverá ser feita todas as quartas-feiras, provavelmente no Calçadão da praça Dr. Horácio Ramalho, mas o interessante – por assim dizer – é que o evento fosse itinerante, percorrendo bairros e distritos a cada semana.

Assim sendo, os moradores de todas regiões do município teriam oportunidade de acesso aos produtos e derivados agrícolas de nossa terra. Mas vamos esperar as conclusões das autoridades do setor.

O projeto idealizado pelo prefeito Vanderlei Mársico, que está sendo discutido por pequenos produtores e Prefeitura, veio em boa hora. Com certeza, a Feira na Roça vai marcar história.

Compartilhe esta notícia: