Prefeitura de Taquaritinga e Hospital do Câncer de Barretos renovam convênio

Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Taquaritinga e a Fundação Pio XII – Hospital do Câncer de Barretos renovaram o convênio de parceria para prevenção do câncer de colo de útero. O prefeito Vanderlei Mársico recebeu o representante do Hospital do Câncer de Barretos, Dr. Marcelo Almeida, que é o coordenador de prevenção do câncer de colo do útero da fundação.

Além do chefe do Executivo e do médico do Hospital do Câncer de Barretos, o encontro que concluiu a renovação do convênio reuniu ainda o secretário municipal de Saúde, Dr. Tomás Scalamandré Mendonça; a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Camila Takao; a enfermeira Leila e o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha. A Prefeitura de Taquaritinga e o Hospital do Câncer de Barretos mantêm convênio desde 2009.

ENTENDA – O colo do útero é a porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina. O colo do útero separa os órgãos internos e externos da genitália feminina estando mais exposto ao risco de doenças e alterações relacionadas ao ato sexual.

As células que compõem o colo uterino podem sofrer agressões responsáveis por desencadear diversas alterações que a longo prazo podem produzir o câncer do colo do útero. O principal fator agressor relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). A transmissão do HPV se dá principalmente pela via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum nos dias atuais.

De uma forma geral, são necessários vários anos entre a infecção inicial pelo HPV e o desenvolvimento do câncer sendo que apenas uma pequena parcela das mulheres portadoras do vírus irá desenvolver o câncer do colo do útero.

Compartilhe esta notícia: