Arquivo Geral

Por: Luiz Eduardo Schneider

Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Violência

Se fizermos uma pesquisa entre os taquaritinguenses sobre seus anseios e o que eles buscam com maior veemência das nossas autoridades, com certeza a segurança é um dos itens mais preocupantes. E isto não é sem razão. Que o Brasil é um país violento não temos dúvida. Nos programas televisivos – principalmente que passam à tarde, quando as donas de casa e as crianças estão no lar – informam, minuto a minuto os crimes nas grandes cidades. É o tal negócio: violência, morte, chacina, roubos, são matérias que vendem, que prendem a nossa atenção.

Adivinhe

Ainda está um pouco longe aquele clima de burburinhos que sempre ronda a proximidade das eleições municipais, mas como residimos em uma cidade pequena, e uma cidade do porte da nossa, “vivemos” de boatos e notícias extraoficiais. Assim, estes boatos dão conta de que várias enquetes de opinião já passaram de casa em casa com as perguntas de sempre. O pesquisador oferece uma lista de nomes e pergunta em qual daqueles nomes o cidadão votaria para ser o próximo prefeito. Na mesma pesquisa há outra pergunta: “em qual desses nomes o cidadão NÃO votaria de maneira nenhuma”. Alguns nomes rejeitadíssimos, que nem precisam ser citados, não é mesmo?

Promessa é dívida

Jesus dizia: “que o seu sim seja sim, e que o seu não seja não”. Se você assumiu uma responsabilidade, vá até o final. Mantenha sua palavra, porque ela é preciosa. Porém, parece que em Taquaritinga não é assim que a “banda toca”. São muitas promessas não cumpridas. E uma delas está deixando os servidores públicos municipais decepcionados com a gestão do atual prefeito: demora nas negociações salariais.

Corrida eleitoral

Para os mais atentos passa-se a impressão de que a corrida ao Paço Municipal, (para os puxas-sacos cidade administrativa) já começou. Há aqueles que ainda dependem de “pareceres” da Justiça Eleitoral para sacramentarem a sua pré-candidatura. Com isso, a especulação aumenta.

E como…

Quantas vezes já ouvimos a expressão de que “filho feio não tem pai” quando a origem de um fato desemboca em um resultado que não deu certo? E filho bonito? Aí todos querem ser o pai da criança. Nos lembramos do “carnaval popular” em Taquaritinga, do famoso trio elétrico “Batatão”, quando se viu que o evento virou um sucesso, que foi abraçado pela população,  que ultrapassou as fronteiras da cidade, apareceram tantos pais que até nos perdemos na cronologia dos fatos.

Sempre trabalhando

As páginas dos plantões policiais raramente ficam vazias de informações. São roubos, assaltos, tráfico de drogas, furtos, e toda sorte de transgressões que acabam deixando a população insegura.  Infelizmente, tem sempre algo acontecendo envolvendo os marginais que elegeram a nossa cidade para ser alvo de suas atividades ilícitas. Mas, o cidadão de bem sabe que existem contingentes formados pelas Polícias Civil e Militarque, constantemente estão desenvolvendo trabalhos com a finalidade de restabelecer a segurança na nossa cidade e nos nossos lares. É evidente que o marginal “trabalha” com a ousadia e o fator surpresa ao seu favor e que muitas vezes nossos policiais só podem atuar depois do fato ocorrido. Isto, no entanto não os desestimulam, pelo contrário, a prevenção está sempre na pauta do dia quando saem para trabalhar.

____________

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Laranjas podres

Em uma época em que qualquer celular grava uma conversa, e qualquer caneta em um bolso filma até no escuro, fica muito fácil reunir “provas” sobre qualquer assunto. Da mesma forma que a tecnologia aí está para dar suporte para os inocentes, também aponta certeiramente os “pecadores”. Mas, o maior pecado, em qualquer eleição, nem são os celulares ou as canetas, são os “laranjas podres”, termo muito usado dentro do ambiente escolar.

Infelizmente é assim mesmo

Nesta época do ano todos nós somos assolados pelas informações de que as chuvas fortes que caem no nosso país fazem vítimas, causam estragos, deixam desabrigados, pessoas acabam perdendo todos os pertences, empresas são invadidas pelo barro e um caos se estabelece de norte a sul do Brasil. Pior mesmo são as vidas que são ceifadas, porque bem material se reconstrói, mas a vida humana nunca mais!

E como mata!

Quantas vezes ouvimos dizer que a dengue mata? Quantas vezes a Vigilância Sanitária e a Saúde fizeram campanhas para orientar a população sobre os perigos de disseminar os focos de germinação dos pernilongos transmissores da doença? Pois o perigo está de volta! Já há casos da doença em nossa cidade e aquela máxima de que “todos somos responsáveis” é uma verdade irrefutável. Não adianta colocar a culpa na Administração Pública ou nos funcionários da Vigilância Sanitária se cada um não cuidar do seu quintal e das suas propriedades.  A bem da verdade, os incansáveis funcionários da vigilância nunca pararam, estão sempre em alerta, sempre passando de casa em casa, orientando, olhando os quintais para detectar os possíveis focos, mas é uma luta insana se não houver uma conscientização coletiva.

Pura verdade

Uma das parábolas mais significativas vindas dos ensinamentos de Jesus é aquela que fala em separar o joio, do trigo. A grosso modo, seria como fazer um isolamento das ervas daninhas, retirá-las da plantação do trigo – erva boa – que é de onde vem o pão. Esta parábola serve para qualquer situação da nossa vida: no ambiente de trabalho, na escola, na política, no convívio familiar e por ai vai… No entanto, sua aplicação ficaria mais sensata na política, já que em todos os lugares e em todos os setores há, indubitavelmente, os bons e os maus, e muitas vezes nos deparamos com algumas autoridades que não conseguem olhar nem para frente, nem para trás, muito menos para os lados: Olham sistematicamente e unicamente para seu próprio umbigo.

Uma visitinha faz bem

O Asilo de nossa cidade sempre esteve com suas portas abertas para a visitação da população. Acontece que o taquaritinguense não tem o hábito de praticar esta visita física nas entidades. Poucas são as pessoas que conhecem as dependências da APAE, por exemplo. Menos ainda aquelas que possuem o costume de visitar a enfermaria do hospital, ou a área da pediatria. Com o nosso Asilo acontece a mesma coisa. O cidadão não se furta de ajudar monetariamente, mas acha difícil tirar um tempinho para levar o seu abraço carinhoso, a sua palavra de conforto. Quem se vê mais dando este suporte é o pessoal as terceira idade, que leva sua alegria e a sua música, principalmente para os idosos que estão acolhidos no nosso Asilo.

Verdade ou mentira?

Quando essa atual administração assumiu a prefeitura, esperava-se que, com uma varinha de condão, prefeito e vice acabassem com os problemas, da noite para o dia. Como as modificações não se fazem da noite para o dia, choveram críticas, apelidos e até quem dissesse que Taquaritinga não era governada pelas pessoas que foram eleitas para tal.

_________________________________

Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

De galho em galho

O ser humano é mesmo uma caixinha de surpresas! Principalmente o ser humano que tem a política nas veias! Estes, que são “atacados” pelo vírus do poder, fazem o possível e o impossível para angariar a confiança do povo e assim se perpetuar na cadeira do poder.

Alguns arrotam grandezas, outros se fazem de vítimas, há até quem chore, tudo em nome dos votos, que serão depositados nas urnas em outubro. E há ainda aqueles que pulam de galho em galho, não sabendo o resultado e o veredicto de outubro, ficam hipotecando apoio a quem quer que seja.

Interesse Turístico

Recentemente, foi divulgado por autoridades municipais, que logo-logo, a Cidade passará a ser tratada como Município de Interesse Turístico – MIT. Com esta classificação, Taquaritinga poderá receber, anualmente, cerca de R$ 600 mil do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) para investir exclusivamente no desenvolvimento do turismo, em programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos. O turismo movimenta a economia, gera emprego e renda e contribui para o desenvolvimento regional. Basta termos projetos bem feitos, objetivos, que os recursos virão. Estamos com a faca e o queijo nas mãos, prontinhos para comermos esta sobremesa.

Quase chorou

A diretora da ETAM “Santa Cecília”, Roseli Janunzzi, estava super emocionada, no sábado (1º), quando da realização da solenidade de reinauguração do prédio da escola. Também, não era para menos. O local ficou muito bonito. Por pouco, mas por muito pouco, Roseli não derramou lágrimas durante o evento.

Limpeza geral

Em uma metáfora simples, quando deixamos de limpar nossa casa, arrumar a cozinha, lavar o quintal, em pouco tempo esta casa dá sinais de abandono com a sujeira proliferando por todos os cantos. Assim, não adianta transferir a culpa pela sujeira da NOSSA casa para a administração pública… Se cada um de nós cuidássemos do nosso “quadrado”, em pouco tempo também acabaríamos com baratas, ratos, caramujos, escorpiões e afins. Acontece que também os terrenos imundos e com matos altos devem ser de responsabilidade de seus proprietários! Não adianta telefonar nas rádios e clamar por ajuda do poder público! Claro que ele tem sua parcela de contribuição, mas se o cidadão convocar os vizinhos e fizer um mutirão de limpeza no seu quarteirão e esta atitude for repetida, estaremos contribuindo para a erradicação dos nascedouros de pragas!

Carnaval e Quaresma

Não vai longe o tempo em que o período da “Quaresma” era completamente diferente. Havia, a bem da verdade, muito folclore envolvendo este período e a meninada adorava ouvir as histórias das mulas-sem-cabeça, dos lobisomens, dos violeiros que tinham pés de cabra. Porém, era um período triste porque não se podia ouvir músicas altas e muito menos havia casamentos ou bailes marcados para esta época. Hoje, perdeu-se um pouco do medo que envolvia a quaresma e há até, em certas regiões do Brasil, um carnaval estendido sabe-se até quando.

Improbidade

Generalizou-se a falta de vergonha de certos mandatários municipais. Parece que alguns prefeitos se elegem para encher os bolsos e ainda se passar de bom moço. A estatística informa que, de cada dez municípios do Estado de São Paulo, quatro tiveram seus prefeitos condenados por improbidade em apenas um ano: entre novembro de 2014 e outubro de 2015. Os principais motivos para as 266 condenações de prefeitos e ex-prefeitos paulistas por violação à Lei 8429/92 (Lei da Improbidade Administrativa) foram contratações de serviços e obras sem processos de concorrência, fraudes a licitações, dispensa de concurso público, uso indevido de verbas do Tesouro e emprego da máquina para propaganda pessoal. Além disso, não são poucos os prefeitos que ainda adotam o nepotismo para garantir a familiares e a apadrinhados cargos na administração.

 

_______________

Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Nossa APAE

Podemos afiançar, sem medo de errar, que apenas uma pequena parcela da nossa população conhece os trabalhos desenvolvidos dentro da Instituição APAE. Nossa cidade sabe da sua existência, sabe que ela acolhe as pessoas com necessidades especiais, mas não sabe da excelência dos serviços prestados dentro daquelas quatro paredes.

Arrumando o quê?

Sinceramente, não é questão de pessimismo, mas sim de enxergar a realidade. De que adianta postar fotos e mais fotos através das redes sociais se o taquaritinguense está vendo, diariamente, os problemas da cidade que não são resolvidos como deveriam? Seria bom que o prefeito e o seu vice se entendessem para realizarem o que prometeram durante a campanha eleitoral e que é de obrigação deles: cuidar de Taquaritinga.

Uma questão de tempo!

Quando foi feito o projeto para a implantação da Área Azul em Taquaritinga, imaginou-se, na época, que era um avanço, um progresso. Hoje, vendo as ruas do nosso centro comercial quase que vazias (em certos horários) pensou-se que, supostamente, o taquaritinguense não tivesse aderido ao projeto. Porém, com o passar do tempo, nossos cidadãos irão se acostumar. Espera-se.

Foco na Educação

Monteiro Lobato, escritor pré-modernista brasileiro, já dizia que: “Um país se faz com homens e livros”. Parafraseando o escritor, ousamos dizer que um país se faz com homens, livros e escolas. Pois bem, nossas autoridades municipais parecem não entender dessa forma.

Simples demais para resolver

Todas as vezes que um munícipe usa as redes sociais para fazer uma reivindicação de forma direta para a administração municipal, deve ser ouvido e, consequentemente, receber do poder público uma resposta. É o mínimo que se pode fazer por ele. Como a Internet se tornou uma ferramenta valiosíssima – para o bem e para o mal, infelizmente – a reivindicação do cidadão passa a ter visibilidade e fica suscetível aos comentários de toda ordem.

Justiça seja feita

Há um ditado popular que diz: “A Justiça tarda, mas não falha”. Ousamos corrigir o tal “ditado”, porque pensamos que a Justiça nem tarda e nem falha. É somente uma questão de paciência e esperar que todas as análises sejam feitas. Assim, no período pré-eleitoreiro, numa cidade pequena como a nossa, onde todo mundo conhece todo mundo, sabe-se que os ânimos se acirram, pois as pessoas pagas para defenderem e enaltecerem seus candidatos, inadvertidamente, ou por falta de argumentos (ou falta de caráter), usam como arma o ataque pessoal aos seus desafetos, contrariando as leis do “marketing” e deveriam pautar pelo engrandecimento do seu candidato.

______________

Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Novos tempos

A Rádio Massa FM 89,3 já está no ar em Taquaritinga. Uma programação diferente da anterior, a Mix FM. O investimento feito pelo empresário e apresentador de TV, Ratinho tem tudo para dar certo. A ex-Mensagem FM atinge um grande número de cidades, fato que certamente, interessou aos investidores. Foram mantidos alguns funcionários e a programação é recheada de boas informações. 

Auro Ferreira

Com a nova programação, a emissora paranaense manteve, praticamente, todos os funcionários da rádio em evidência. O jornalista e apresentador Auro Ferreira no programa da manhã “Microfone Aberto” deu uma nova dinâmica no conteúdo das notícias, o que, convenhamos, chamou a atenção dos ouvintes, sempre atentos à boa informação jornalística.

Nesta sexta-feira

A escolha da Rainha e princesas, assim como o Rei Momo do Carnaval 2020 em Taquaritinga acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 20h, nas dependências do Clube Anos Dourados. Muita festa e descontração antes, durante e após o concurso está programada pela Comissão Central Organizadora do CarnaTaqua. Desejamos boa sorte a todos os envolvidos.

Aniversário de São Paulo

A cidade de São Paulo comemora, neste sábado (25), mais um aniversário. O dia 25 foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira, sendo, portanto, feriado municipal.

Gente nossa

A exemplo de outros taquaritinguenses, o empresário Laércio Di Jorge investe bastante na Cidade. Três grandes empreendimentos são administrados pelo conhecido “Pelé” Di Jorge, esposa e filhos, gerando vários empregos, demonstração inequívoca que gostam, e muito, de Taquaritinga. Os estabelecimentos comerciais por eles dirigidos são: Avenida Auto Posto, Lotérica Avenida Taquaritinga e Avenida Park Hotel. Um super abraço aos proprietários.

Valeu, doutor Dib

Quem também merece um grande abraço é o amigo Dr. Antonio Carlos Dib Jorge, conhecido Dr. Dib, médico pediatra dos mais conceituados na Cidade e região. Atende a todos com muito carinho, apesar da idade avançada, não é mesmo doutor? Ex-vereador e ex-vice prefeito de Taquaritinga, estuda propostas para voltar à política taquaritinguense. Pessoa respeitadíssima, em todos os sentidos.

 

______________

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Preparem-se: 2020 chegou

E com ele, as eleições municipais. Como sempre, Taquaritinga chama a atenção nesse aspecto, uma vez que os políticos da cidade começam a se mexer e o pleito eleitoral de outubro tem tudo para ser uma disputa das mais ferrenhas. Ninguém quer perder a boquinha de conquistar uma vaga, seja ela no Executivo ou Legislativo.

Quadro político em evidência

A exemplo do que ocorreu em 2016, quando oito candidatos concorreram ao cargo de prefeito, também este ano, a expectativa gira em torno desse número. Provavelmente, com novos nomes na disputa. O jovem Caio Forcel é um deles e seu trabalho nos bairros tem sido comentado pelos eleitores. Pode surpreender, caso seja mesmo candidato a prefeito.

Pela reeleição

O atual prefeito pouco comenta, mas sua meta é mesmo disputar a reeleição, provavelmente, com um novo companheiro de chapa, já que o atual vice, pouco ou quase nada tem se manifestado a respeito de concorrer novamente ao pleito. Dizem os mais chegados, que o vice-prefeito pode concorrer a uma vaga no Legislativo, a pedido do próprio prefeito. Aguardemos.

Beto Girotto vem aí…

Caso confirme sua candidatura a prefeito, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Beto Girotto, vai lutar com “unhas e dentes” para conquistar a cadeira do Executivo. Bom de papo, experiente, cheio de disposição, Girotto é nome forte dentre todos os possíveis candidatos. Ainda mais se tiver ao seu lado, como candidato a vice-prefeito, como já foi mencionado, o ex-vereador Dr. Micheloni.

Um passo à frente

Face às inúmeras críticas apresentadas contra o prefeito, durante os três anos na Câmara Municipal, principalmente em relação à compra do prédio da Stefani, o vereador Rodrigo De Pietro, caso candidato à reeleição, é nome certo para continuar no Legislativo na próxima gestão. Seus pronunciamentos, enfáticos, contra a administração municipal ganharam a preferência do eleitor.

Questão de tempo

Quem também reúne grandes chances de continuar como vereador, caso confirme sua candidatura à reeleição, é o vereador Tonhão da Borracharia. Com seu jeito simples, mas trabalhando e atendendo os reclamos da população, Tonhão ganhou força e hoje seu nome figura entre os principais concorrentes ao cargo.

____________

Sexta-feira, de 20 de dezembro de 2019

Ano quente

O fim de ano foi quente na seara política taquaritinguense. Imaginem, então, o que virá em 2020, ano de eleições municipais? Vereadores com pretensões de alçar vôo ao Executivo, certamente subirão o tom em seus pronunciamentos e utilizarão ainda mais intensamente as redes sociais para dar seu recado aos eleitores. Todo cuidado, porém, para não caracterizar antecipação de campanha.

É preciso tomar cuidado

Alguns pretendentes a cargos eletivos já estão mostrando a cara nas redes sociais, dando opinião e posando de defensores da população. Mas os eleitores não são bobos. Sabem, perfeitamente, separar o joio do trigo. Suas indignações são sempre seletivas e suas conversas fiadas fazem dormir uma boiada inteira.

Tribuna Livre

Por falar em pronunciamento, pegou mal o fato de meia dúzia de servidores do SAAET terem tumultuado a sessão da Câmara, de tal forma a suspender a fala de Manoel Bueno, ex-superintendente da autarquia, na tribuna. A manifestação é livre, desde que não atrapalhe o funcionamento de uma instituição, principalmente em se tratando de funcionário público.

Assinatura de convênio

Prefeito e vice-prefeito assinaram, no DETRAN em São Paulo, quarta-feira (18), convênio para implantação de 19 conjuntos de semáforos em cruzamentos de ruas e avenidas de Taquaritinga, investimento do governo estadual, de R$ 642 mil. Os conjuntos semafóricos servirão para disciplinar o trânsito de veículos e melhorar o acesso de pedestres em pontos estratégicos da cidade.

Sem copinha

No ano passado, nesta época, havia a expectativa do início da Copa São Paulo de Futebol Juniores, que teve uma de suas sedes em Taquaritinga. Infelizmente, a cidade ficou de fora da próxima edição, assim como não teremos representatividade em campo. Uma pena.

Boa iniciativa

Dizem que a criança aprende mais pelo exemplo do que pela palavra. Parabéns à direção da Escola “9 de Julho” por convidar ex-alunos que alcançaram o sucesso, seja em que área for, para conversar com os estudantes dessa geração. Eles são a prova viva que, sem dúvida, a escola pública sempre foi um celeiro de talentos.

Até 2020

Fechamos essa última edição do ano de O Defensor com uma edição histórica para os leitores do semanário. Vários cadernos, contando tudo a respeito do que foi o ano de 2019, além de matérias do cotidiano, colunistas, anunciantes e colaboradores. A todos, Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades.

________

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

CPI da ETE

Pode ser que o imbróglio envolvendo a construção da Estação de Tratamento de Esgoto acabe ainda motivando a abertura de uma CPI na Câmara Municipal. O vereador Dr. Eduardo Moutinho revelou que a construtora KMG ganhou na Justiça o direito de receber um saldo remanescente de quase 2,5 milhões de reais.

CPI 2

Agora, o SAAET informa que o local precisa de obras no valor de 6,5 milhões de reais, necessitando de um empréstimo de 4 milhões. Só aí já são mais 9 milhões de reais, entre dívida e obra. Somando com os 15 milhões de reais já gastos, a conta bate nos 24 milhões de reais. Uma CPI realmente seria em boa hora.

Contra o tempo

Como a Lei Eleitoral proíbe políticos de comparecerem a inaugurações, o prefeito terá de correr contra o tempo se quiser participar de alguma obra que eventualmente consiga concluir no próximo ano. Será uma correria danada para mostrar serviço.

Só para lembrar

A administração deseja, a todo custo, entregar pelo menos três das maiores obras que começaram na gestão passada. A reforma do Cine São Pedro e da Praça Dr. Horácio Ramalho, além da construção da Praça da Juventude – novelas com capítulos intermináveis.

Bônus-saúde

Para compensar a retirada do cartão alimentação dos aposentados, a Prefeitura deverá conceder, a partir de 1º de janeiro de 2020, um subsídio de caráter indenizatório a título de assistência médico-social aos seus inativos e pensionistas, no valor de R$ 200,00.

Projeto

A proposta para criação do benefício está na Câmara Municipal e precisa passar pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça antes de ir para plenário. Os vereadores querem ter a certeza que o projeto não configura uma manobra que venha a afrontar a decisão do Supremo Tribunal Federal. Na avaliação do Executivo, a matéria tem plena legalidade e recompõe parte da parte que os aposentados tiveram anos atrás.

Livro

O educador taquaritinguense Ayrton Luís Arnoni, de 72 anos, lançará em Taquaritinga o livro “A hora da voz da memória”. A solenidade será neste sábado (14), às 9h no auditório da Acit. O prefácio foi escrito pelo Dr. Milve Peria, que afirma que o livro tem “um texto envolvente que prende a atenção do leitor pela sua leveza e simplicidade. Descreve as cenas com clareza, em frases bem concatenadas. Com estilo, conta o cotidiano de várias épocas, em vários momentos”. Arnoni tem 46 anos dedicados à educação e reside em Jales.

_________

Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Confraternização da Família Santa Casa

As conquistas do ano que termina e as perspectivas para 2020 terão uma comemoração especial. A Família Santa Casa fará no dia 19 de dezembro, no Salão de Festas “Plínio Favaro”, da Loja Maçônica “Líbero Badaró”, o tradicional jantar de confraternização dos colaboradores, diretores e funcionários. Como costumeiramente acontece, haverá premiação individual e por setor, dos destaques do ano e o sorteio de brindes. Para que seu atendimento siga normalmente, a Santa Casa toma o cuidado de marcar a festa em datas alternadas, a cada ano, de modo que as escalas não coincidam e todo seu pessoal possa participar.

Paróquia de São Sebastião – 121 anos

Juntando-se a todos os fieis católicos, gostaria de parabenizar os padres responsáveis pela Paróquia de São Sebastião de Taquaritinga, que no próximo dia 14 de dezembro estará completando 121 anos de existência.

Chegada do Papai Noel

Muita festa e alegria nesta terça-feira (10) com a chegada do Papai Noel nas ruas de Taquaritinga, por conta da Parada do Natal Pérola, com início às 19h30, saindo em desfile do Auto Posto Cotai, descendo a Prudente até a Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio. Bandas, fanfarras, e até um trenó, farão parte da abertura do comércio, que terá apresentação do grupo ADESCA.

Decisão tomada

A pergunta feita pela coluna, na última edição, foi respondida três dias depois. Marcos Bonilla (DEM) fica na liderança do prefeito somente até o próximo dia 9. Uma carta aberta ao prefeito foi lida na sessão da Câmara de segunda-feira passada.

Substituto

Enquanto Bonilla comentava sua decisão, o decano da casa, Gilberto Junqueira, batia nas costas do colega Cido Bolivar, dando a entender que este será o sucessor de Bonilla na liderança do governo municipal. Cido se tornou o principal pilar de sustentação da administração no Legislativo, defendendo projetos e pontos de vista do chefe do Executivo.

Tudo “na chon”

Moradores das imediações do “shopping” no Laranjeiras comemoraram a demolição. O esqueleto de concreto, que enfeiava o local há mais de 30 anos, dará lugar a um loteamento. É o fim do sonho frustrado de Taquaritinga ter seu shopping Center. Como diria dona Armênia da novela Rainha da Sucata, tudo agora está “na chon”.

Malhando

A proliferação na cidade de academias de ginástica, que oferecem aulas das mais variadas, é um fator positivo. Mostra que mais e mais pessoas estão aderindo à vida saudável. A prática regular de esportes e exercícios é de fato algo a ser enaltecido. E no verão elas ficam cheias.

___________

Sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Contas públicas

Nesta semana, notícias boas, tanto para a Câmara como para a Prefeitura. As contas de 2018 da primeira e as 2017 da segunda foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Isso significa que o órgão estadual entendeu que os dois entes aplicaram corretamente o dinheiro público.

Liderança

Uma dúvida paira no ar: permanecerá o vereador Marcos Bonilla (DEM) na liderança do prefeito em 2020? Bonilla é do partido de Paulinho Delgado que poderá se candidatar novamente ao cargo de prefeito. Na prática, a defesa dos principais projetos do Executivo é feita pelo vereador Cido Bolivar.

50 anos

O Dr. Vitório Pagliuso está comemorando 50 anos de formatura em medicina. No ano passado foi a vez do Dr. Elcio Piacentti festejar meio século de atividades profissionais. São duas personalidades que engrandecem a área médica de Taquaritinga.

Merenda

Foram agitados os bastidores políticos/policiais no início da semana, em razão da segunda fase da Operação Cadeia Alimentar II, da Polícia Federal, com desdobramentos em nossa cidade. As investigações abarcam o período 2013-2017. O interessante é que a merenda escolar é uma área bastante utilizada pelas administrações municipais para dizer que as crianças estão sendo bem cuidadas. Aguardemos os próximos passos da operação.

Esse é o cara

Paulo Sérgio Silva, presidente do Sincomerciários de Taquaritinga (e faz tempo) merece um prêmio. Mais uma vez, sob sua organização, o Campeonato de Futsal dos Comerciários foi um sucesso, tendo como campeão o Supermercado Carvalho/PrakzaProlar Móveis/Prensadão Lanches. Nas horas vagas, o conhecido Paulinho do Sindicato atua como churrasqueiro em festas de aniversário, casamento etc. Abraço, garoto.

Em São Paulo

A enfermeira taquaritinguense Elisandra Cayres, que até novembro trabalhou na Santa Casa, deu novos rumos à carreira. Após anos de estudos e especializações, ela foi contratada pelo Hospital Nipo-Brasileiro, da capital paulista. Sucesso a ela, que por mais de 15 anos se dedicou à Santa Casa local.

__________

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Paulinho e Wadinho

A menos de um ano das eleições municipais, as candidaturas ainda estão longe de serem definidas. Entretanto, nos bastidores, comenta-se que o ex-prefeito Paulinho Delgado, do DEM (o único reeleito prefeito na história política local), estaria disposto a disputar, novamente, as eleições em Taquaritinga. Ao seu lado, como vice, outra potência na conquista de votos da política municipal, Wadinho Peretti, do MDB, vereador mais votado nas duas últimas eleições. Se realmente essa dobradinha se concretizar, uma dupla forte estará no páreo. Alguém duvida?

Um detalhe

Se Paulinho vier a conquistar sua terceira gestão, ficaria apenas a um mandato de empatar com o saudoso Dr. Adail Nunes da Silva, maior líder da política de Taquaritinga, com quatro mandatos. Quem viver, verá.

Preocupante

O vereador Rodrigo De Pietro foi enfático, ao usar a Tribuna da Câmara para discursar sobre o endividamento da Prefeitura, na última sessão ordinária. Até agora, nenhum representante do Executivo veio a público desmentir ou confirmar sua fala, que inclusive foi reproduzida no Jornal da Mix, no dia seguinte.

URMT 2020

Saiu no Diário Oficial do Município, no último dia 14, o índice de reajuste da Unidade de Referência do Município (URMT), usado na correção dos tributos municipais. A correção aplicada foi de 2,92%, passando a valer a URMT, a partir de janeiro de 2020, o valor de R$ 22,25.

E o IPTU?

Resta saber se o Executivo vai usar esse índice para reajustar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Caso deseje aplicar um aumento maior, terá de enviar um projeto para apreciação dos vereadores. Tomara que não, porque a URMT reflete o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a inflação do período.

Biometria

Preocupado com a redução no número de eleitores em 2020, o vereador Marcos Bonilla pediu para a Prefeitura auxiliar o Cartório Eleitoral a levar o cadastro biométrico para bairros e distritos. O prazo termina em menos de um mês – 19 de dezembro – e uma boa fatia do eleitorado ainda não foi ao Cartório. Quem não realizar a biometria ficará impedido de votar.

Música de qualidade

A ETAM “Santa Cecília”, brilhantemente dirigida por Roseli Janunzzi Salles, fará um Recital de Formatura do curso técnico de piano, na noite de 29 de dezembro. O evento será no auditório da Câmara. A ETAM está de parabéns pelos eventos que promove, como, por exemplo,o Recortes Clássicos, juntando arte e gastronomia.

Fechando

Na noite de segunda-feira (18), na Câmara Municipal, por ocasião das sessões solenes e ordinária, notou-se a presença de vários possíveis candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020. Além do prefeito, que concorrerá à reeleição e do presidente da Câmara, já declarados como candidatos, também estavam o Dr. Valmir Carrilho Marciano, Caio Forcel, Aristeu de Campos Silva e, podem anotar, Marcelo Volpi.

____________

Quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Abacaxi político

Com a decisão de Jair Bolsonaro, que já estaria tomada, de deixar o PSL, a pretensão de muitos políticos de surfarem na onda que o elegeu presidente da República, levou uma verdadeira ducha de água fria. Aqui mesmo em Taquaritinga, o atual vice-prefeito apressou-se em criar e presidir o diretório municipal. Quando confirmar sua saída, Bolsonaro deixará para trás um partido desidratado, com colisões internas e às voltas com denúncias de candidaturas-laranja. 

Mudança

A janela partidária que se abrirá no primeiro trimestre do ano que vem deverá gerar movimentações na Câmara Municipal. Diversos vereadores poderão trocar de partido no período, ainda não anunciado pela Justiça Eleitoral.

Estudando

Porém, como uma mudança só se justifica se for para melhor, alguns vereadores ainda estudam para tomar a decisão mais acertada, sob o seguinte ponto de vista: se filiar a uma agremiação partidária na qual possam ter melhores condições de garantir mais um mandato.

Time forte

Com a nova legislação eleitoral é preciso mesmo ter uma visão clara do desempenho do partido nas urnas. Se o time tem que estar forte, o jogador irá se ver obrigado a se destacar entre os demais para ter sucesso. Então, toda cautela se justifica antes de ingressar num partido. E a sorte estará lançada.

Derrota: 3 x 0

Não poderia ter sido pior o resultado na Câmara, para o prefeito, que teve rejeitado os 3 vetos a projetos de Leis de vereadores aprovados em sessões passadas. Até mesmo vereadores da sua base política votaram desfavoráveis ao chefe do Executivo, dando a nítida impressão que alguns deles estão descontentes com o desempenho do prefeito na atual legislatura.

Explicações

A presença do ex-vereador e atual presidente do Horto de Deus, Rodnei Alves Batista, na Tribuna Livre da Câmara, segunda-feira (11), falando sobre o não recebimento das verbas municipais, abalou, de vez, a estrutura do governo municipal. Bastante consciente, Rodnei fez um resumo do que a entidade recebeu até agora. Dos mais de 60 mil propostos, apenas 24 mil caíram nas contas. O resto está prometido para 31 de dezembro. É mole?

Ipremt

O superintendente do Ipremt, Aristeu de Campos Silva, convocado pelo vereador Dr. Moutinho para falar a respeito da autarquia, detalhou, minuciosamente, como se encontra atualmente, aquele departamento municipal, abordando a situação financeira do órgão, sobre os repasses realizados pela Prefeitura, bem como os atrasos ocorridos nos últimos anos. Valeu a presença do ex-vereador na tribuna, mas tecnicamente é difícil entender tudo, nos mínimos detalhes.

Até às 13h

A ACIT está informando que neste feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, o comércio estará fechado para atendimento ao público, exceção feita a supermercados, açougues e varejões, que estarão atendendo seus clientes até às 13h.

 

_____________

Sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Tribuna Livre

Causou estranheza, para muitos vereadores, a fala do advogado e ex-vereador Valmir Marciano, na Tribuna Livre da última sessão ordinária da Câmara. Ele se inscreveu para comentar um requerimento que lhe foi respondido pela Prefeitura a respeito do afastamento ou não do secretário de Finanças, Carlos Montanholi.

No entanto…

Dr. Valmir usou a maior parte do tempo para responder aos vereadores que o haviam citado, na sessão anterior, por causa de uma postagem em rede social. Depois de fazer uma longa leitura, virou as costas e foi embora, não dando oportunidade de réplica.

Pegando de surpresa

Marcos Bonilla, Juninho Previdelli e Cido Bolivar, os vereadores citados pelo advogado, não interromperam sua fala, talvez achando que houvesse debate em seguida. A Tribuna Livre é um espaço para tratar de temas relevantes ao município. Mas foi usada para outra finalidade: dar resposta aos vereadores. Se a moda pega…

Aceno aos servidores

O prefeito de Taquaritinga concedeu ponto facultativo dia 1º de novembro. A medida pode ser entendida como uma tentativa de agrado ao funcionalismo, uma vez que o alcaide sempre se posicionou contra esse tipo de folga. Mas o “presente” deixou uma parte dos servidores constrangida perante o restante dos trabalhadores. O que a categoria deseja mesmo é aumento real de salário e não ponto facultativo.

Será?

Nos meios políticos há quem aposte que possa surgir o nome de uma pessoa totalmente fora da política para disputar o pleito municipal de 2020. Mais ou menos como ocorreu em 1988 com Milton Nadir, que acabou eleito prefeito. Aguardemos.

Aposta

O jovem Caio Forcel, diz, a todo instante, nas entrelinhas, que será mesmo candidato a prefeito nas eleições municipais ano que vem, tendo Rita Ramalho ao seu lado, como vice. Dois nomes que podem surpreender, pois são pessoas sérias e acompanham o dia-a-dia da política taquaritinguense. Não custa nada Caio Forcel receber o apoio do ex-prefeito e médico Fulvio Zuppani, com quem trabalhou na Prefeitura na gestão passada. Um apoio e tanto, hein garoto?

No aguardo

Enquanto isso, o ex-prefeito Paulo Delgado só fica observando, esperando uma oportunidade para se pronunciar se será ou não candidato a prefeito em 2020. Ele sabe, perfeitamente, que boa parte do eleitorado de Taquaritinga, caso candidato, irá apoiá-lo, em razão das duas boas administrações realizadas, quando passou pela Prefeitura, de 2005 a 2012.

Boa ideia

O ITES – Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – deverá retornar este ano com o seu tradicional evento artístico e musical MPBITES. O show, dirigido pelo entusiasta cultural professor Ricardo Ramos, diretor da FETAQ, reúne muita gente boa interpretando canções de qualidade, perto do Natal.

 

_______

Sexta-feira, 1º de novembro de 2019

Três vetos

O prefeito de Taquaritinga vetou três projetos de Lei aprovados recentemente na Câmara. Está agora, nas mãos dos vereadores, manter ou derrubar os vetos.

Veto 1

O Executivo vetou iniciativa do Dr. Denis Machado para concessão de isenção de IPTU ao proprietário de imóvel único que tenha filho deficiente e renda de até cinco salários mínimos.

Veto 2

Outro projeto de Lei, alvo da caneta do prefeito é de autoria de Valcir Zacarias, que proíbe atribuir a função de cobrador de passagens aos motoristas de ônibus – dupla função.

Veto 3

Por fim, o prefeito vetou o projeto de Lei, que fixa a jornada de trabalho na Câmara, em 30 horas semanais. Sai de baixo. Só quero ver.

Decisão

A análise, em plenário, dos dois primeiros vetos deverá ocorrer na sessão ordinária de segunda-feira (4), a partir das 19h30.

Grande médico

Dr. Antonio Carlos Dib Jorge, o conhecido Dr. Dib, é mais que gente fina. Uma pena que tenha se aposentado no serviço público em Taquaritinga, embora continue atendendo, sempre que necessário, as crianças, principalmente dos bairros. Sua popularidade continua em alta e não custa ser convidado, como já foi ventilado há algumas semanas, para disputar as eleições municipais em 2020, como vice-prefeito.

Tampinhas

Muito bem bolado o projeto Tampinha Solidária, realizado por um grupo de voluntários. O objetivo é juntar tampas plásticas de vários produtos para vender e arrecadar dinheiro para alimentação de animais abandonados. Existem vários pontos de arrecadação no comércio local.

Mais ponto facultativo?

Dentro de exatamente duas semanas, comemoramos o feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. Não custa nada o prefeito, que nesta semana agraciou os funcionários com dois pontos facultativos, voltar a premiar o funcionalismo, com mais uma folga, no dia 14, quinta-feira. Será?

Agradecimento

Inúmeros e assíduos leitores de O Defensor, ouvintes da programação jornalística da Rádio Mix FM, me confidenciaram que ficam grudadinhos no rádio, às sextas-feiras, quando eu e o diretor do jornal, Gabriel Bagliotti, anunciamos as manchetes e algumas notícias veiculadas no semanário, através da emissora. Gostam da maneira como nos expressamos, claro, com total apoio do âncora do programa, meu amigo Auro Ferreira. Só lembrando: hoje é sexta-feira…

________

Sexta-feira, 25 de outubro de 2019

De olho na Câmara

Parece cedo, mas os dirigentes de partidos já começam se preocupar com a montagem de times fortes para a eleição legislativa, em outubro de 2020. Sem direito a coligações, cada agremiação terá de ter um grupo forte para atingir o chamado coeficiente partidário, que é o mínimo de votos necessários para garantir uma vaga.

Popularidade

Mais do que nunca, o que valerá não é a quantidade, mas a qualidade dos candidatos, ou seja, o potencial que cada um tem de angariar votos. Nesse sentido, os diretórios municipais correm atrás de postulantes com a popularidade em alta.

Regras

Cada partido, no ato do pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral, deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito. Assim sendo, mais concorrentes do sexo feminino deverão concorrer. Lembrando que, hoje, todos os 15 vereadores de Taquaritinga são homens.

Cuidado com as ‘laranjas’

O escândalo das candidaturas “laranja” do PSL indica o seguinte: os partidos terão que tomar cuidado para não registrar apenas candidatas para “cumprir tabela”. Elas terão, efetivamente, que sair às ruas para pedir voto. Nas eleições de 2016, 28 mulheres tiveram menos de 25 votos em Taquaritinga.

Por que será?

Diversos funcionários municipais, ocupantes de cargos de confiança no atual governo, os chamados “puxa-sacos” do prefeito, estão de cara virada com este colunista, como se fosse eu o culpado pelos atropelos que existem na Prefeitura. Exceção, nos comentários acima, ao prefeito e aos secretários municipais, com os quais, conversei bastante durante a reinauguração do Postão de Saúde, sábado passado.

Legal, Zé Lucenti

O excelente repórter José Lucenti, da Rádio Canal Um FM, está de folga na emissora até o próximo domingo (27). Foi curtir, ao lado de familiares, merecido descanso nas praias do litoral paulista. Zé é gente fina e sua ausência nos programas jornalísticos da Canal Um foi comentada em alguns pontos da cidade, onde as pessoas gostam de ouvir o rádio e as informações do repórter. Segunda ele está de volta.

“O Defensor”

No próximo mês de novembro, exatamente no dia 20, jornal “O Defensor” estará completando 36 anos de existência, levando aos leitores, amigos, anunciantes e colaboradores, as mais importantes informações. De propriedade do Gabriel Silvestre Bagliotti, jornalista dos mais capacitados, ao lado de seus familiares, o semanário é tido como referência jornalística na cidade e região. Além, claro do site de notícias pela internet.

Dia de folga

Conforme Decreto Municipal nº 4.971, de 21 de outubro de 2019, assinado pelo prefeito de Taquaritinga, considerando que no dia 28 de outubro é data consagrada ao Dia do Funcionário Público, em âmbito federal, fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas municipais. De acordo com o decreto, excluem-se os serviços de pronto-socorro municipal, fiscalização, cemitério, limpeza pública, coleta de lixo e outros essenciais ao atendimento da população.

____________

Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Um novo gás

Taquaritinga acaba de ganhar mais uma empresa. Trata-se da Coqueiral Gás e Água, na esquina das avenidas Vicente José Parise e Calil José Dib (proximidades do posto Eldorado). É representante Consigaz, uma nova marca que chega à cidade. Parabéns aos novos empreendedores e sucesso pela iniciativa.

Mais um livro

O ex-vereador Ico Curti está tomando gosto pela edição de livros. Desta vez, reuniu um bom número de escritores locais para publicar uma coletânea de crônicas que envolvem, direta ou indiretamente, Taquaritinga. Ico está de parabéns por promover a cultura.

Novo ninho?

Os tucanos que apareceram nas árvores ao redor da Prefeitura foram um presságio? Nos bastidores, comenta-se a possibilidade do prefeito Vanderlei Mársico trocar o PSD pelo PSDB. A aproximação do prefeito, com o maior nome dos tucanos municipais, Sérgio Salvagni, pode explicar essa mudança.

Mais transparência

Uma nova lei de licitações está em fase final de aprovação. Algumas mudanças substanciais deverão ocorrer. Por exemplo, na hora de contratar o show de um artista, o poder público terá de englobar todos os gastos do evento, como palco, iluminação e segurança – e não apenas o cachê pago. Isso porque às vezes “o molho sai mais caro que o frango”.

Orçamento

Já deu entrada na Câmara Municipal de Taquaritinga o Projeto de Lei 5.619/2019, que versa sobre o Orçamento do próximo ano. As receitas e as despesas foram fixadas em R$ 201.168.714,00. Os vereadores, que têm até meados de dezembro para aprová-lo, acrescentarão ao projeto as emendas impositivas. A Câmara deve fazer uma audiência pública para mostrá-lo à sociedade.

Belo trabalho

Desde que chegou à Câmara Municipal, como assessor de imprensa, em 2013, o jornalista Nilton Morselli tem sido um ótimo colaborador no relacionamento com os demais integrantes que representam a imprensa escrita e falada de Taquaritinga. Solícito, atuante, exerce a profissão com muita dedicação. Um dos funcionários mais queridos do Legislativo taquaritinguense.

Faz falta

Taquaritinga precisa, com urgência, voltar a realizar uma feira que mostre todo seu potencial agrícola, industrial e comercial. Não é possível que, em outros tempos, esse tipo de evento fosse realizado com sucesso e hoje, nenhuma iniciativa é tomada. Se bem que o país atravessa uma crise, mas é nesses momentos que é preciso mostrar criatividade e entusiasmo.

FGTS imediato

A agência de Taquaritinga da Caixa Econômica Federal funcionará neste sábado (19), das 9h às 15h, exclusivamente, para atender os trabalhadores que farão o saque do FGTS. Como já foi amplamente divulgado, o governo liberou R$ 500 de cada conta, ativa ou inativa. Lembrando que o crédito em conta será automático para quem é cliente da Caixa. Para quem faz aniversário em janeiro, o benefício começa a ser liberado nesta sexta-feira (18).

Em busca de verbas

Na quarta-feira (16), o prefeito de Taquaritinga, Vanderlei Mársico, viajou até Brasília, no intuito de conseguir, junto a deputados, senadores e ministros, verbas para a prefeitura. O prefeito tem trabalhado bastante, chegando mesmo a apresentar um stress no seu comportamento físico. Desejo boa sorte ao chefe do Executivo e que tudo corra bem até o final de 2020, quando termina seu primeiro mandato como prefeito.

_______

Sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Gelado

Depois de 23 anos de atividades, a direção da Sorveteria Naturalia passou para o Charlito’s Sorvetes, que inaugurou sábado passado uma filial naquela esquina movimentada da Rua Prudente de Morais com a General Osório. A loja 1 também fica numa esquina, no jardim Santo Antonio, em frente ao Wilson’s Pizza.

Quente

Por falar no Wilson’s, a pizzaria prepara a transferência do atendimento presencial para a Avenida Caetano Decaro. O amplo prédio da antiga Fuji Choperia já está passando por reforma. Essas boas notícias mostram como é forte o comércio nos bairros. Parabéns e sucesso aos empreendedores.

Repercussão

A nota publicada nesta coluna, na semana passada, pode ter sido o estopim de uma grande e positiva discussão em torno da situação do Terminal Rodoviário “José Gabriel Miziara”. O objetivo dos vereadores é dotar o local de mais segurança e uma estrutura mais digna para ousuários. Temos a esperança que, desta vez, o problema seja revolvido.

Mais empregos

Deverá ser aprovada nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal a doação de uma área para a Fe Tech Indústria de Equipamentos Elétricos e Serviços Ltda. O terreno, de 3,9 mil m2, fica no Núcleo de Desenvolvimento Integrado “Nadyr de Paula Eduardo”. Essa firma, sediada na capital da tecnologia, São Carlos, trabalha com a fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle.

E a feira?

Por enquanto, a Secretaria da Cultura não divulgou quando a Feira do Livro (Felicitá) será realizada. O evento chegaria à terceira edição este ano. Normalmente, aproveitava-se a barraca da quermesse de Nossa Senhora Aparecida. O fim da feira seria algo a se lamentar, pela importância que representa nos meios estudantis.

Padroeira

A propósito do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, Taquaritinga tem duas igrejas consagradas ao culto da santa mais popular do país. Além do tradicional Santuário, antiga sede da paróquia, temos a Igreja de Nossa Senhora das Graças, no Farwest. Ambas são ligadas à Paróquia São Sebastião. Pelo mundo, a Virgem Maria, mãe de Jesus, ganha diversas designações honoríficas.

Fé na santa

Nessa data, o Santuário da Virgem Montesina, no distrito de Aparecida do Monte Alto, é muito visitado. Inclusive, uma romaria a pé sai de Taquaritinga na madrugada. Porém, Nossa Senhora da Conceição Montesina, padroeira do local, é comemorada em 8 de setembro, dia da natividade de Nossa Senhora.

______________

Sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Mudança de CEP

Continua dando polêmica a mudança de CEP das ruas de Taquaritinga. Moradores da Praça “Guilherme Franco” no Parque Residencial Laranjeiras, têm reclamado que não conseguem realizar compras pela internet e até mesmo informar o novo CEP do local para envio de uma simples correspondência. Motivo: nem no site dos Correios é possível saber o número do código de endereçamento postal da praça.

Transparência

Mudanças substanciais serão feitas na Lei de Licitações, em fase de aprovação no Congresso Nacional. O objetivo é dar mais transparência, celeridade e segurança às compras de bens e contratações de serviços nos entes governamentais. Não era sem tempo: o poder público precisa comprar com as mesmas vantagens da iniciativa privada. Para tanto, carece de uma legislação mais moderna e dinâmica.

Legislação Eleitoral

O Seminário Gestão Pública e Novas Regras Eleitorais, que a Câmara Municipal realizará em parceria com a Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), no dia 31 deste mês, deverá ser bastante concorrido. A palestra sobre as alterações na legislação eleitoral para 2020 chama a atenção de partidos e futuros candidatos. O fim das coligações para vereador e os critérios para a definição das cadeiras legislativas ainda causam muitas dúvidas.

Ponto Eletrônico

Sempre à frente das boas práticas administrativas, a Câmara Municipal de Taquaritinga implantou o ponto eletrônico para seus funcionários. Agora, na entrada e na saída da jornada diária, os servidores registram a presença em um aparelho biométrico que se faz a leitura da impressão digital.

Terminal Rodoviário

Para uma cidade que está em busca de incrementar o turismo, até mesmo entrando para o rol das cidades agraciadas com uma verba específica para o setor, o Terminal Rodoviário deixa muito a desejar. Principalmente porque, a Prefeitura está se mudando em frente, e o terminal precisa de uma ampla reforma, e mais segurança para os usuários. Uma boa rodoviária com banheiros em condições de uso é o mínimo que o turista merece e exige. Ao contrário, causa uma péssima impressão.

Praça Dr. Horácio Ramalho

Falando em cuidados, já passou da hora da administração pública municipal dar um jeito em terminar as obras na praça “Dr. Horácio Ramalho”.  Recentemente, esteve na cidade, Alfredo Gimenes, Diretor Executivo da CNTur, fazendo palestra a respeito da Semana do Turismo. Não deve ter ficado nada satisfeito com o que viu, isto é, uma obra parada, causando insatisfação a população.

_________

Sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Distanciamento

É o que se vê, entre o líder do prefeito na Câmara, Marcos Bonilla em relação ao chefe do Executivo, Vanderlei Mársico. O vereador, sempre atento aos acontecimentos na esfera municipal, pouco, ou quase nada tem falado ou comentado no tempo que é dedicado aos vereadores no chamado tema-livre em sessões ordinárias. Mársico já perdeu Beto Girotto, perdeu o professor Caio Porto que é do mesmo partido (PSD), não conta com o apoio de Tonhão da Borracharia, muito menos com apoio de Rodrigo de Pietro. Se perder também o apoio de Bonilla, adeus reeleição.  

Retorno à base

Por outro lado, WadinhoPeretti, longe dos microfones nas últimas sessões, voltou com tudo e muito mais, apresentando indicações de interesse da população. Duas vezes eleito o vereador mais votado nas eleições passadas, caso se candidate novamente ao cargo que ocupa, isto é o de vereador, suas chances de se reeleger são muito grandes. Moço trabalhador, com ótimas ideias e mais do que isso, benquisto na cidade.

É preciso dar um jeito

Caso o prefeito Vanderlei Mársico tenha mesmo intenção de se candidatar à reeleição, em 2020, pelo menos, uma obra de destaque vai ter que apresentar como inaugurada para alcançar positivamente, seus objetivos. Não se trata desta ou aquela, mas sim da praça Dr. Horácio Ramalho, jogada às traças, sem nenhum tipo de cuidado, causando, há tempos, má impressão às pessoas (e não são poucas), que passam, com dificuldades, pelo local. Ali sim é um ponto primordial, depois de pronto, para que a cidade almeje sua condição em pleitear, junto ao Governo do Estado, como Município de Interesse Turístico. Caso contrário…

Sempre é bom lembrar

Já que estamos falando em prefeito, é bom lembrar que o chefe do Executivo possui múltiplas funções, todas elas relacionadas com a preservação e melhoria do Município, bem como o bem-estar de seus cidadãos. Como liderança municipal, o prefeito tem como objetivo realizar várias atribuições, dentre as quais, destacamos algumas: a) administrar os impostos recolhidos; b) tomar medidas para melhor zelar pela limpeza da cidade; c) apresentar projetos de Lei à Câmara Municipal, além de promulgar, sancionar ou vetar leis que já tenham passado pela votação dos vereadores; d) ouvir e atender a comunidade; e) representar o Município de forma legal. O prefeito é o chefe do Poder Executivo em sua esfera municipal, sendo o responsável por administrar os interesses da cidade em conjunto com a Câmara Municipal e com os vereadores. No Brasil, o prefeito é eleito a cada quatro anos, podendo ser reeleito mais uma vez em sequência ou por mais vezes em mandatos não consecutivos.

Em conjunto

É claro que o prefeito não atua sozinho. Junto a ele, há o vice-prefeito e uma série de funcionários que atuam tanto no gabinete quanto nas secretarias municipais. Os secretários que ocupam essas vagas são escolhidos pelo mandato do próprio prefeito e, geralmente, vinculam-se aos partidos que apoiaram a candidatura durante as eleições. São, portanto, os secretários municipais que executam boa parte das ações requeridas pela Prefeitura, ações essas que devem sempre estar sob a coordenação do próprio prefeito.  Caso o prefeito esteja fora ou o mesmo renuncie, quem governa a cidade é o vice-prefeito, que é eleito na mesma chapa. Caso o vice-prefeito também não possa exercer suas funções, o comando do prefeito passa para o presidente da Câmara Municipal, que é sempre um vereador que ocupa esse cargo por decisão de seus pares em votação.

Relembrando

Um caso em Taquaritinga que o presidente da Câmara assumiu a Prefeitura, foi em 1987, quando do falecimento do vice-prefeito, Horácio Ramalho, em pleno desempenho de suas funções, após assumir o cargo, pela morte do então prefeito Adail Nunes da Silva, em 1986. Naquela oportunidade, Tato Nunes, presidente do Legislativo, assumiu o comando da Prefeitura de julho de 1987 a dezembro de 1988. Quatro anos depois, em 1992, foi eleito prefeito, derrotando o candidato Sérgio Salvagni, por uma diferença de apenas 334 votos. São apenas detalhes. Nada comparando à situação atual envolvendo prefeito, vice e presidente da Câmara.

Mais sobre a Prefeitura

Não se sabe se é medo, receio ou esquecimento, mas a assessoria do prefeito de Taquaritinga, nos últimos meses, sempre que acontece algum tipo de homenagem na Prefeitura, não convida a imprensa para prestigiar o acontecimento. Mais um motivo oferecido para as críticas, caso sejam necessárias. O prefeito se esquece, que em 2020 é candidato à reeleição e aí, com certeza, vai precisar da imprensa. Ou não? Com o que tem em mãos dá pra se virar?

____________

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Perdendo espaço

Mais uma vez, a ausência do prefeito, ocorrida por ocasião das homenagens a pessoas Exemplo de Vida e Obrigado, Servidor, em sessão solene na Câmara Municipal, segunda-feira (16), foi comentada na plateia durante a realização da reunião. Seria interessante, nessas alturas do campeonato, ou do seu mandato, faltando 380 dias para o pleito de 2020, que alguém na prefeitura desse uma mãozinha e encaminhasse o prefeito para os eventos com participação popular. Ir no rádio e criticar empresários, só perde votos.

Proibido falar

Ainda sobre a sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Girotto, não deu espaço para ninguém se manifestar após as homenagens ali ocorridas. Percebeu-se que, com essa atitude tomada por Girotto, alguns componentes da mesa, tão logo terminou a sessão solene, não ficaram um só minuto na plateia, para acompanhar a sessão ordinária que se realizaria logo após. Será que ficaram “bravinhos” ou tinham outros compromissos?

Somente só

Quem ficou praticamente até o final da sessão ordinária, presenciando os trabalhos dos vereadores, na segunda-feira, foi o secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, engenheiro Luís Carlos Lourençano. Aliás, pessoa séria, como também são os demais secretários, Lourençano tem auxiliado bastante o prefeito nas informações sobre as obras existentes na cidade. Deveria o prefeito fazer a mesma coisa. Mas…

Sessão solene

Bastante concorrida, como aliás tem ocorrido nas demais, a sessão solene de segunda-feira na Câmara, com a entrega de Diplomas de Mérito e Reconhecimento Exemplo de Vida e Obrigado, Servidor.  Pessoas com idade mais avançada foram homenageadas, recebendo um carinho todo especial por parte da plateia, em razão da disposição com que se apresentaram no evento. Parabéns a todos eles.

Comentário

Alguns vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Taquaritinga já se manifestaram que não se candidatarão à reeleição nas eleições de 2020. Uns, por estarem decepcionados com a política. Outros, pelo fato de não se adequarem definitivamente à ela. E outros, ainda, em razão de postularem suas candidaturas a prefeito ou vice.

Juventude

Com relação à Câmara de Vereadores é sabido que muitos jovens estão propensos a se candidatar em 2020 para ocupar vagas dentre as 15 cadeiras no Legislativo que estarão em disputa. Gente nova, com muita vontade de entrar para a política caseira.

É dando que se recebe

O atual prefeito, no meu entendimento, é um empresário de visão administrativa e não pode esquecer que as eleições municipais estão batendo à porta e a população cobra bastante. O ditado popular é simples e grosso: o povo põe, o povo tira.

Por isso mesmo

Está na hora da população se conscientizar que o futuro prefeito de Taquaritinga seja uma pessoa que trabalhe voltada aos interesses da cidade, com metas pré-estabelecidas e não em troca de vaidades pessoais. Acontece muito disso, viu?

________________________________

Sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Falou e disse

Durante 20 minutos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Girotto, explicou aos demais vereadores, na sessão ordinária de segunda-feira (9), a necessidade de os mesmos aprovarem projeto de Lei da Mesa Diretora da Câmara, com o objetivo de instituir jornada de 30 horas semanais (6 horas diárias) na Câmara de Taquaritinga, com intervalo de 15 minutos. Porém, nem bem acabou de se expressar, Cido Bolivar pediu a palavra solicitando pedido de vistas do referido projeto, aprovado pela maioria dos vereadores.

Clima ruim

Em recente pronunciamento pela emissora Canal Um FM, o vice-prefeito de Taquaritinga disse que orientaria o prefeito a vetar esse projeto, caso fosse aprovado na Câmara, pois o mesmo não estaria de acordo, contrariando recente decisão judicial contra funcionários da Prefeitura, para que o chefe do Executivo determinasse o cumprimento de 8 horas diárias do servidor municipal. Pelo jeito, nem precisou a ordem chegar ao prefeito. Vereadores aliados da base situacionista, liderados pelo Bolivar, cumpriram, de forma instantânea o pedido feito pelo colega.

Nada satisfeito

Percebeu-se, logo após a aprovação do pedido de vista, que o presidente do Legislativo ficou de cara fechada, pois acreditava que o projeto iria a votação e, consequentemente, a aprovação. Beto tem conversado pouco com o prefeito, cujo clima entre Executivo e Legislativo não é dos melhores, principalmente entre um e outro. Mesmo tendo sido secretário municipal durante 15 meses na atual administração, o presidente da Câmara tem sido preterido em algumas decisões, pelo prefeito, o que pode, num futuro, acontecer um distanciamento ainda maior entre ambos.

Cadê o cartão dos aposentados?

É o que o vereador Valcir Zacarias quer saber. Há quase dois meses, o prefeito falou em sua rádio que estava encaminhando à Mesa Diretora da Câmara, um projeto de Lei, beneficiando os aposentados do IPREMT, no valor de R$ 200. No entanto, o vereador pediu explicações ao chefe do Executivo, pois ele revirou as gavetas da Câmara e até aquele momento, segunda-feira (9), nadica de nada do projeto chegar para votação. Lembrando que essa é uma promessa feita pelo prefeito na campanha política de 2016.

Chá de sumiço

As cobranças diárias dos aposentados da Prefeitura em relação ao cartão-alimentação estão aumentando, consideravelmente. Tanto que nos últimos dias, o prefeito deu uma “sumidinha” em relação aos seus compromissos na cidade, a fim de não aparecer muito em público. Nem mesmo no ato cívico, sábado (7), na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio, comemorar o 7 de Setembro apareceu. Desrespeito total com a data.

Perdendo terreno

Dizem, os mais céticos pela política, que o prefeito está perdendo espaço junto aos eleitores que o elegeram em 2016. Principalmente os aposentados da Prefeitura, que acreditavam na volta do cartão-alimentação, prometido por ele, e até agora estão a ver navios. É preciso que alguém alerte o chefe do Executivo para a retomada de posições diante dos seus eleitores, senão a proposta de se candidatar à reeleição pode ir por água abaixo.

Bom ou ruim

As possíveis candidaturas de ex-prefeitos para o pleito de 2020 em Taquaritinga podem ter dois importantes significados para o atual prefeito, que diz ser candidato à reeleição. O primeiro, seria a divisão dos 30 mil votos a sete ou oito candidatos que, em parte, beneficiaria o prefeito. O segundo, o mais crítico e apreensivo, na última hora, uma união de adversários, em consenso, apoiando apenas um candidato, como ocorreu em 2004. Lembram-se?

E ele pode voltar

Ninguém fala muito sobre o assunto, mas Paulo Delgado, caso confirme sua candidatura ao cargo de prefeito nas eleições de 2020, será difícil derrotá-lo. Suas administrações municipais, de 2005 a 2012 foram consideradas boas pela população e, como o atual prefeito, que diz ser candidato à reeleição, está mais pra lá do que pra cá, Delgado chega à vitória, até com folga. Quem viver, verá.

____________________________________

Sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Espaço para todos

Os dois eventos festivos, quermesse da paróquia de São Sebastião e o 2º Nippon Matsuri, ambos realizados na sexta e no sábado, em diferentes locais, na praça Dr. Aimone Salerno e praça Dr. Waldemar D’Ambrósio, mostraram que esse tipo de festa, quando bem organizado, só pode terminar com o sucesso que terminou.

Não para, não para…

Falou em festa, lá está o prefeito de Taquaritinga. Não perde uma oportunidade de aparecer nos eventos, tirar fotos, dançar, beber, comer e, às vezes, até cantar. Com isso, volta a ter a credibilidade que o levou a ser o chefe do Executivo em 2016. Ultimamente, estava um tanto quanto esquecido para esse tipo de comemoração, certamente cuidando das coisas da cidade.

Tá difícil hein?

Em postagens pelas redes sociais e nos programas jornalísticos das emissoras de rádio, aposentados do IPREMT, que ficaram sem o cartão vale-alimentação, cobram, sistematicamente, do prefeito o retorno do mesmo. Muitos desses aposentados, sem ter como mais trabalhar, necessitam desse complemento alimentício para realizar suas compras, já que o salário, com os empréstimos consignados batendo à porta, pouco sobra na hora do pagamento.

E a implosão do shopping?

Já faz um tempinho que o prefeito falou, no programa de rádio “Taquaritinga presta contas”, que o prédio do shopping Salvagni, no bairro Laranjeiras, seria implodido, a fim de o espaço ser comercializado, na venda de terrenos aos interessados. Porém, a informação caiu no esquecimento e ninguém fala mais nada. A moda agora é colocar um chapelão e ajudar os funcionários em obras da municipalidade. Quem pode, pode. Quem não pode…

Vai levando

Gerson Begiatto, um dos braços direitos do prefeito na atual administração, como funcionário ao cargo de confiança na Prefeitura de Taquaritinga, está, temporariamente, como substituto de Jorge Gibertoni, na secretaria de Serviços Municipais, o chamado DSM. Desde o início de 2017, prestava serviços na área de licitação. Gerson é trabalhador, bom funcionário e veste a camisa. Só que não pode ficar acumulando cargos. Jorge Gibertoni deixou a secretaria, onde fez bom trabalho nos dois anos e meio que lá esteve.

Resumo

Através do programa jornalístico da Rádio Mix FM, o secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, engenheiro Luís Carlos Loureçano apresentou um resumo das obras municipais que se encontram em fase de acabamento. Segundo ele, algumas estão devagar, outras mais adiantadas. É preciso dar uma acelerada, viu prefeito, senão daqui a pouco começam as chuvas e aí fica ruim não é mesmo?

E o CAT hein?

Vitória bonita do tricolor taquaritinguense sábado passado em Limeira, diante do Independente, pelo placar de 3×0. A chegada do técnico Átila Alcântara, que realizava o trabalho de base com a garotada no Rio de Janeiro, foi uma contratação que deu certo pela diretoria e o sub-20 vai buscando seu espaço dentro da competição no grupo 2.

Civismo

Acontece no sábado (7), na praça Dr. Waldemar D’Ambrósio, em Taquaritinga, evento cívico em comemoração ao Dia da Independência. A solenidade terá início às 7h30 e contará com a presença dos atiradores do TG 02.041 e autoridades municipais. A população está convidada a comparecer e prestigiar o acontecimento.

______________________________________

Sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Esperança

Com as possíveis inaugurações anunciadas de diversas obras remanescentes de governos anteriores e mais ainda de obras atuais, a administração Vanderlei Mársico/Luiz Fernando começa a retomar a credibilidade junto a população, fato negativo, bastante comentado durante a campanha eleitoral de 2016. Orgulho e vaidade não levam a lugar nenhum.

Represa

O prefeito de Taquaritinga acompanha passo a passo as obras de reforma na antiga represa Colombo, denominada no governo de Paulo Delgado como Parque de Lazer Prefeito Ernesto Salvagni. Esse estilo usado por Vanderlei sempre foi empregado em suas empresas e agora, finalmente, tem início na sua administração municipal. Quem planta, colhe.

Reeleição

Mársico acredita muito na sua reeleição. Mesmo sabendo que poderá enfrentar ex-prefeitos como candidatos, caso de Delgado e Zuppani, pouco ou quase nada tem se importado com isso. Prefere dar continuidade em seu trabalho diário, agora com humildade e apoio dos funcionários da Prefeitura e autarquias municipais. Estamos de olho.

Eleitores

O trabalho apresentado em mais de dois anos pelo prefeito no bairro CAIC, tem sido uma forma de conquistar o eleitorado do Jardim São Sebastião. O que o chefe do Executivo não pode esquecer é que existem outros bairros precisando de vários melhoramentos e isso não está ocorrendo no momento. Abra os olhos, prefeito!

Disputa

Fala-se, pelos quatro cantos da cidade, que em 2020 muitos serão os candidatos a prefeito, bem mais do que em 2016. Sérgio Salvagni deve ser um deles. Foi colocado no SAAET pelo prefeito. Outro, deve ser Aristeu Silva, do IPREMT. Foi colocado no cargo pelo prefeito.  Fala-se também em Beto Girotto. Está como presidente na Câmara com apoio do prefeito. E assim vai. Quem viver, verá.

Reeleito

O ex-prefeito e empresário Antonio Carlos Nunes da Silva, popularmente conhecido por “Tato” Nunes, acaba de ser reeleito, por unanimidade, pelos companheiros de partido, presidente do Diretório Municipal do MBD por mais dois anos. Afastado dos últimos pleitos municipais, “Tato” é um dos políticos mais queridos da cidade. Fica a dica.

Cade você?

Faz um tempinho que não se vê perambulando pela cidade, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a competente Maria Angélica Tiossi Boher. Também, convenhamos, deve estar cansada. Nos primeiros seis meses do ano, seu trabalho junto ao funcionalismo foi importantíssimo. Guardando energias para a campanha política. Só pode!

Vai indo

Devagar mais vai indo. Assim é a reforma do prédio onde será instalada a futura “Cidade Administrativa”, a chamada Prefeitura de Taquaritinga. Lá já estão funcionando alguns departamentos, outros devem chegar não se sabe quando. O prefeito já disse, pelas ondas da Rádio Canal Um FM que será um dos últimos a mudar de prédio. Isso se der tempo. Quem ama, não pode se descuidar.

Será?

Parte dos eleitores de Taquaritinga aposta que o ex-prefeito Paulo Delgado já tem o aval do vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, para se declarar como “prefeiturável” nas eleições municipais do ano que vem. Nome forte, administrou a cidade duas vezes, entre 2005 a 2012. Muitos amigos que ocuparam cargos de confiança nas duas gestões de Paulinho, estão trabalhando com o prefeito Vanderlei Mársico. Pode isso, Arnaldo?

Olho no… lance!

Não se sabe se a recomendação partiu de alguém, de ambos os lados, ou se tudo não passa de uma estratégia, para amenizar os ânimos, politicamente falando. A verdade é que tanto o prefeito, como o grupo de 3 vereadores da Câmara Municipal, chamado de oposição pelo chefe do Executivo, pararam de criticar um ao outro. A cidade está mais calma. Tudo caminha bem. Uma luz, de led, no final do túnel, finalmente foi acesa. Viva a democracia.

__________________________

Sexta-feira, 15 de agosto de 2019

Excepcionalmente,

nesta edição festiva de O Defensor, pelo aniversário da Cidade, está sendo inserida nas páginas do jornal a coluna Arquivo Geral, que vai relatar fatos e acontecimentos registrados nas últimas semanas em Taquaritinga, com enfoque, naturalmente, na área política.

Mais uma vez,

o prefeito de Taquaritinga, no programa de sábado (10), no chamado “Taquaritinga presta contas”, pela Rádio Canal Um FM, de propriedade da família Mársico, não deu tréguas aos funcionários públicos municipais, principalmente aqueles que se utilizam de atestados médicos, prejudicando companheiros de profissão, que são obrigados a cumprirem uma carga de trabalho bem maior em relação àquela que normalmente praticam em seus referidos postos de trabalho.

O chefe do Executivo

disse que, pelo menos, 300 funcionários se utilizam dessa prática. E mais. “Tá doente, tá incapaz, se aposenta, o INSS, o IPREMT é pra isso. É a segurança do seu futuro”, esbravejou. De acordo com o prefeito, “parte desses funcionários com atestado médico é de creches, por isso todo esse problema verificado atualmente, com falta de pessoas para atendimento às crianças, impossibilita seu funcionamento o dia inteiro”, contou.

Por falar em creche

quando será que o atual prédio da secretaria municipal de Educação, no bairro Laranjeiras, vai passar a atender crianças de creche no local, como bem frisou, há quase um ano atrás, o prefeito municipal. E que os funcionários da Educação, no início do ano de 2019, passariam a atender no futuro prédio da Prefeitura na praça 1º de Maio. Pelo jeito, nem uma nem outra coisa. E convenhamos, ainda vai longe essa história de mudança daqui pra lá, de lá pra cá.

O nome do presidente da Câmara

Beto Girotto, caiu no esquecimento do atual chefe do Executivo. Quando ele se refere ao (ex) companheiro de partido, de política, cita apenas o nome de Beto como “o presidente do Legislativo” e não mais Beto Girotto, como fazia, em outras oportunidades. Beto Girotto foi um dos maiores cabos eleitorais do atual prefeito, em várias campanhas políticas e agora, com as críticas que vem recebendo do vereador, o prefeito evita falar seu nome por inteiro. Coisas da vida. Da política.

Será que esse comportamento

adotado pelo prefeito em relação a Beto Girotto tem alguma coisa a ver com as eleições municipais de 2020? Beto tem dito que sua intenção é sair candidato a prefeito, o que, de certo modo, reduziria as chances do atual chefe do Executivo em se reeleger, que por outro lado já disse ser candidatíssimo nas próximas eleições.

Nas últimas semanas,

o prefeito tem apostado bastante na sua recuperação política perante o eleitorado taquaritinguense, anunciando a inauguração de diversas obras e reformas de prédios e lugares públicos que se encontram para serem finalizados. Caso isso aconteça até meados de abril de 2020, pode até ser que reúna condições para sua reeleição. Caso contrário…

Isso, contudo,

na hipótese de não ter enfrentamento com possíveis candidatos, ex-prefeitos, que ganharam muito mais popularidade que o atual. Sem contar na debandada que pode ocorrer de boa parte dos funcionários que ocupam cargos de confiança, pertencentes a outras alas políticas. Será preciso muito jogo de cintura para o atual prefeito segurar esse povo. É um piscar de olho e, tchau, tchau.

Já imaginaram

nas próximas eleições municipais, uma disputa eleitoral para prefeito com todos os políticos que administraram Taquaritinga nos últimos 40 anos? Como seria a divisão de votos, com lideranças atuais no apoio a este ou aquele. Seria algo inusitado, certamente, em todo o Estado de São Paulo e a curiosidade para se saber quem sairia na frente, mais ainda. Claro que isso não passa de hipótese, mas que seria interessante, seria, não é mesmo?

Feliz aniversário, querida cidade

Foto: Fernando Braga

Neste dia 16 de agosto, Taquaritinga completa 127 anos de emancipação político-administrativa, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo taquaritinguense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias.

Desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Taquaritinga melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade mais justa e cidadã.

Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos; existem sim barreiras e desafios que serão transpostos sempre que for da vontade daqueles que governam e principalmente, se for fruto do anseio do nosso povo.

 Com união e apoio de todos os taquaritinguenses, o resultado não poderá ser diferente: Taquaritinga vencerá.