Cervejando – Cervejaria Implicantes sofre racismo nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Primeira cervejaria negra do Brasil, a Implicantes, de Porto Alegre, sofreu ataques racistas nas redes sociais após o anúncio de um financiamento coletivo na página oficial da empresa no Facebook.

A marca iniciou um financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria como forma de se manter ativa após seu modelo de negócios ser fortemente impactado pela crise recente que demandou cancelamento de eventos, sua maior fonte de receita.

O objetivo da ação era de divulgar a campanha de arrecadação de recursos, mas a publicação recebeu diversos comentários racistas. Frases como “cervejaria alemã negra, onde vamos parar?”, “vou comprar, mas se vier furada igual a Marielle eu não aceito”, “tem uma coisa que eu odeio e começa com ‘pre’ e termina com ‘to'”, “já mamou o seu negão hoje?”, “ia ajudar, mas como cerveja é culturalmente nórdica, achei racista a fábrica pela apropriação cultural”, “cerveja Marielle vem furada (risos)”, “cervejaria preta brasileira (risos), preto é…”, entre outras foram destinadas à marca.

Atenta a esta condição, a associação de cervejeiros nos Estados Unidos (Brewers Association) criou um comitê de diversidade em 2017 de forma a pensar estratégias e ações que busquem promover um mercado de cerveja artesanal mais diverso e representativo, iniciativa que foi seguida recentemente pela Abracerva, entidade que representa microcervejarias no Brasil.

A fundação da Implicantes foi instigada devido à falta de representatividade que Diego e seu irmão Daniel Dias sentiam ao frequentar eventos cervejeiros em Porto Alegre. A cervejaria conta com quatro rótulos em linha, todas homenageando personalidades negras: Luís Gama American Brown Ale, Ruth Souza American India Pale Ale, Maria Firmina dos Reis American Pale Ale e Leônidas da Silva Pilsen, que, por enquanto, são vendidas apenas no Rio Grande do Sul.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: