Secretaria da Cultura de Taquaritinga (SP) divulga carta aberta aos artistas, técnicos e fazedores de cultura

Na tarde desta segunda-feira, 20 de julho o secretário de Cultura e Turismo de Taquaritinga, Thiago Duarte divulgou uma carta aberta aos artistas, técnicos e fazedores de cultura do município.

Veja a integra da Carta Aberta:

Estimados e Estimadas fazedores e fazedoras de Cultura do Município de Taquaritinga e seus distritos (Guariroba, Jurupema e Vila Negri), como estão? Esperamos que bem! Escrevemos no sentido de além de obter notícias estreitarmos nosso diálogo e estimulá-los no mapeamento de extrema importância que estamos realizando.

1- Que Cadastro é esse?

É um cadastro criado no mês de Julho de 2020, de forma totalmente online e auto declaratória, que visa criar e subsidiar informações ao Sistema de Indicadores Municipais da Cultura de Taquaritinga-SP e aproximar de forma democrática artistas, profissionais de arte, cultura e economia criativa que almejam parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para o fomento da produção artística e da cultura local, atendendo aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade.

2- Qual o link para que eu possa realizar o cadastro?

3- Qual o prazo para eu participar do Mapeamento?

Faça seu cadastro até a próxima sexta-feira, dia 24 de julho de 2020.

O cadastro é auto declaratório. Fizemos os testes e não leva nem 10 minutos para preencher todas as informações, se você já estiver com as respostas organizadas. Sugerimos então, que você leia todas as perguntas antes de responder. Apenas os itens marcados com asteriscos (*) em vermelho são obrigatórios de serem respondidos. Exemplo: enviar um currículo é obrigatório, mas um portfólio, não.

4- Quem pode realizar o cadastro?

Todas as pessoas que se relacionam com a prática cultural, podendo ser:

4.1- Profissionais Autônomos: representa um agente cultural individual. O agente individual é o artista, técnico, produtor e todos os atores culturais autônomos (pessoas físicas) que se relacionam com as práticas culturais.

4.2- Espaços, Grupos e Coletivos Artísticos Culturais: representa um agente cultural coletivo. Os agentes coletivos são grupos, trupes, companhias, instituições, empresas (pessoas jurídicas) e coletivos artísticos das mais diversas linguagens, com ou sem CNPJ.

5- Se eu for fazedor de cultura e também responsável por algum Espaço, Grupo ou Coletivo devo realizar os dois cadastros?

Sim. Você fará parte dos indicativos de profissional individual e também representará o seu espaço, grupo ou coletivo nos dados coletados.

6- Existe algum limite de idade para eu me cadastrar?

Não. O Cadastro é aberto a todas as idades, desde que o cidadão ou cidadã se entenda como participante da cadeia produtiva cultural.

7- É obrigatório?

Primeiro precisamos entender que o mapeamento subsidia informações sobre a realidade cultural de nosso Município à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e ao Conselho Municipal de Política Cultural. Com estes dados o mais próximo possível da realidade podemos planejar ações e desenvolver políticas públicas para tentar tratar cada uma das áreas de atuação cultural com a equidade necessária.

8- Que áreas de atuação são estas?

Música, Artes Cênicas (Teatro, Performance, Circo, Ópera e Congêneres), Dança, Artes Plásticas e Visuais; Cinema, Vídeo e Multimeios; Artesanato; Manifestações Populares e Folclore; Patrimônio Histórico e Cultural; Outro (coloque esta opção e nos ajude a entender indicando qual é sua área de atuação que não está listada acima).

9- Realizar o cadastro garante que irei receber recursos da Lei de Emergência Cultural?

NÃO. Apesar de que é um quesito da Lei Federal 14.017/2020 a comprovação de sua inscrição e a respectiva homologação em, pelo menos, um dos cadastros listados na Lei, sendo um deles o Cadastro Municipal de Cultura. Ou seja, não garante o recebimento, mas para aqueles que solicitarem/se inscreverem para o recebimento dos recursos da referida Lei, deverão estar cadastrados.

10- Se eu não tiver acesso à internet ou mesmo um celular ou computador para realizar o meu cadastro como posso me cadastrar?

Você poderá utilizar um dos computadores da Biblioteca Municipal, ou ainda, da própria Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com endereço a Praça Dr. Horácio Ramalho, n. 160 – Centro. Se houver quaisquer dificuldades no acesso nossos funcionários estarão abertos a ajuda-los.

11- Se eu tiver dúvidas onde posso perguntar?

Pelo e-mail: [email protected]

Pelo facebook na página: Cultura Taquaritinga

Ou pessoalmente, seguindo todas as medidas sanitárias, no endereço Praça Dr. Horácio Ramalho, n. 160 – Centro.

Queremos que Vocês, fazedores e fazedoras de Cultura, saibam que estamos à disposição para sanar quaisquer questões e, sobretudo, que o processo de cadastramento, suas formas e prazos serão sempre de construção mútua com a sociedade civil e não unilateral, respeitando sempre os prazos e regulamentações das legislações vigentes.

Desejamos Muita saúde e proteção a todos e todas Vocês neste momento de pandemia. Pedimos que Vocês se cuidem e que tenhamos empatia e o sentimento de coletividade, em especial no agora. Afinal, estamos no mesmo barco e o ideal é que todos e todas nós sejamos vencedores.

Abraço Fraterno!

Taquaritinga, 20 de Julho de 2020

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Prefeitura Municipal de Taquaritinga