Ambulatório de Síndromes Respiratórias de Taquaritinga (SP) vira centro para enfrentamento à Covid-19

Compartilhe esta notícia:

Estrutura receberá R$ 60 mil por mês do Ministério da Saúde para custeio.

O Ambulatório de Síndromes Respiratórias da Prefeitura de Taquaritinga, conhecido como Gripário, foi credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. Com a aprovação, a estrutura, instalada no Ginásio de Esporte “Manoel dos Santos”, receberá, mensalmente, R$ 60 mil, durante 90 dias. A verba é “carimbada”, sendo obrigatório seu investimento na manutenção do serviço.

Segundo Vanessa Paciello, coordenadora de Educação Permanente em Saúde e responsável pela Atenção Básica, o dinheiro será utilizado exclusivamente para o Gripário. “Esse incentivo financeiro federal tem de ser usado para aquisição de materiais, equipamentos de segurança, medicamentos e outros itens para implementar as ações relacionadas a esse serviço especificamente”, disse Vanessa.

Montado em 30 de março de 2020, o Ambulatório de Síndromes Respiratórias atende cerca de 130 pessoas por semana. “São pessoas com amigdalite, sinusite, H1N1 e outras influenzas, que deixam de ir às UBSs e à UPA 24h. A ideia é tirar de circulação as pessoas com suspeita de Covid-19”, disse Ana Lúcia Sales Teodoro da Silva, coordenadora dos Serviços de Urgência e Emergência do Município.

Ainda de acordo com ela, uma equipe completa de atendimento (médico, enfermeiro e dois técnicos em enfermagem), faz o acolhimento, dá orientações, faz o diagnóstico precoce, o tratamento e o monitoramento de casos suspeitos. Para isso, a estrutura conta com uma mesa para atendimento, maca e material para coleta de exame.

Compartilhe esta notícia: