Taquaritinga – 152 anos de Fundação!

Compartilhe esta notícia:

Mesmo esquecido pelas autoridades e por seu povo Taquaritinga comemora nesta segunda-feira (8), seus 152 anos de fundação. Nesse período, o Município viveu altos e baixos, alcançando seu ápice na década de 60, quando aflorou o apogeu do tomate, com as indústrias Etti, Colombo e Peixe se misturando às indústrias de móveis, onde os Dellapina, Sapienza, Campiotti e Bagliotti eram líderes na grande região. Eram tempos de fartura e destaque.

Nessa época, nossos historiadores José Romanelli, Arnaldo Ruy Pastore e Milve Peria lutavam para que Taquaritinga comemorasse o seu aniversário no dia de seu nascimento (8 de junho) e não de sua emancipação político-administrativo (16 de agosto).  Politicamente incorreto e na contramão da história (todas as cidades do mundo celebram o dia em que se nasceu), o Município não arredou pé e preferiu ficar como 16 de agosto.

Sem nunca optar pela sua vocação verdadeira, colocando as vaidades pessoais acima dos interesses do Município, não que fosse do gosto de cada prefeito permanecer no atraso, no marasmo, mas as prioridades de alguns encalharam na burocracia e nos entraves partidários.

Taquaritinga foi ficando na rabeira da história, a ponto de perder pontos incríveis no ranking do desenvolvimento. Economicamente pobre, Taquaritinga não tem estrutura suficiente para sustentar a Cidade em pé.

Somos um gigante com pés de barro.

Apesar de o prefeito atual e alguns vereadores terem buscado de todas as formas verbas e recursos para completar os minguados centavos dos cofres públicos, ainda as burras municipais estão literalmente vazias.

Planejamento e criatividade acabam se trombando nos corredores do Paço Municipal e nesse resultado nem sempre a população ganha jogo. Inertes, moradores costumam reclamar muito nas redes sociais, mas pouco agem diante de um protesto ou reclamação.

Assim hoje, ao celebrar 152 anos de fundação, é preciso uma reflexão sobre Taquaritinga. Vamos ser um centro universitário ou a capital da goiaba? Não podemos ficar ao deus-dará sob pena de atolar no pântano do atraso e para trás nessa corrida progressista. Enquanto esperamos uma sede administrativa perfeita para a Cidade (pelo jeito, única obra em pleno funcionamento no município, tudo com material de primeiríssima qualidade).

Esperamos a reforma da praça, enquanto pagamos uma fortuna de precatórios a antiga Colombo. Podemos viver sem o Calçadão, mas não podemos viver sem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H “Wilson Rodrigues”, sem a nossa Santa Casa, ainda mais em um momento tão complicado em que estamos vivendo, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Enfim, prezados leitores, como estamos em festa neste 8 de junho, roguemos que Taquaritinga retome a estrada do desenvolvimento e que nós, munícipes, sejamos protagonistas desta mudança para melhor, rumo ao futuro e do progresso que há de vir.

Compartilhe esta notícia: