Nossa Palavra – Covid-19: Tradicional festa/quermesse em Guariroba é cancelada

Compartilhe esta notícia:

De acordo com orientações da Diocese de Jaboticabal, seguindo determinações dos órgãos competentes da saúde, foi anunciado o cancelamento de uma das mais tradicionais quermesses do interior paulista, a festa em louvor ao santo padroeiro São Pedro Apóstolo, no distrito de Guariroba, que chegaria, este ano, em sua 110ª edição.
Os festejos, realizados durante o mês de junho, com a tradicional queima de fogos e o leilão de prendas e assados no dia 29 de junho, devem ser remarcados para outra data ou então realizados somente no próximo ano, em razão da pandemia instalada por conta do novo Coronavírus. No entanto, as celebrações das missas e da novena serão transmitidas pelas páginas oficiais das paróquias de São Pedro Apóstolo e Santa Luzia.
Evento religioso e festivo dos mais conhecidos na região e no Estado, que marca a celebração de São Pedro Apóstolo, em todas as suas edições anteriores, contou com a total participação dos dirigentes da paróquia, além dos moradores do distrito e diversas empresas como patrocinadoras.

Foto: Reprodução

Nas noites da realização da quermesse o público presente se entusiasma com a participação musical de diversos cantores e duplas, situação que não acontecerá este ano.
Considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica, Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus. Antes chamado Simão, o pescador teve o nome mudado por Jesus Cristo ao receber a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fieis depois de sua morte. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”, teria sido o recado.
Por isso, o apóstolo foi chamado de “pescador de homens” e tornou-se o primeiro Papa. Morreu em 29 de junho, fazendo da data seu dia de comemoração. Segundo a crença popular, São Pedro guarda as chaves do Céu. Diz-se, também, que quando é lavado (o Céu) cai a chuva e troveja, quando São Pedro arrasta os móveis.
Fala-se ainda que, o santo, por ser viúvo, socorre as viúvas nos momentos de aflição.

Compartilhe esta notícia: