Cervejando – Harmonização cerveja e escola alemã

Compartilhe esta notícia:

Existem quatro escolas cervejeiras: alemã, belga, inglesa e americana. A escola alemã é marcada pela produção de cervejas Lagers (cervejas de baixa fermentação, como Pilsen, Helles, Bock, Schwarzbier), pela Lei de Pureza de 1516, em que se determinou que cerveja só podia ser produzida com três ingredientes: malte, água e lúpulo (a levedura ainda era desconhecida) e pela Oktoberfest.

Aliás, uma das harmonizações mais feitas nessas festas é Helles com pretzel. A cerveja é dourada, refrescante, bem equilibrada entre malte e lúpulo e apresenta notas de malte que lembram pão, que harmoniza por semelhança com o pretzel.

A Weiss, cerveja de trigo dessa escola, possui aromas e sabores de banana e cravo e uma leve acidez. Ela harmoniza bem com pratos leves como saladas e omeletes, mas se quiser continuar com as comidas típicas alemãs, sirva ela com Bratwürst, um sanduíche de salsicha alemã com mostarda escura.

Já a famosa German Pilsener, um dos estilos mais conhecidos no mundo, é bem resfrescante, possui amargor médio e aroma de lúpulo. Ela acompanha muito bem petiscos fritos, como bolinho de bacalhau ou bolinha de queijo provolone.

A Rauchbier é uma cerveja que possui notas defumadas bem marcantes e harmoniza com comidas também defumadas como EisbeinmitSauerkraut (joelho de porco assado com chucrute) da cozinha alemã ou com a nossa feijoada.

E para a sobremesa: Apfelstrudel (torta folhada de maçã) hamomizada com cerveja do estilo Bock. Ela é bastante maltada e possui características marcantes de caramelo, toffee e castanhas e por semelhança também vai bem com sobremesas a base de nozes ou que contenham calda de caramelo.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassol é, jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: