Arquivo Geral – Necessidade

Compartilhe esta notícia:

A pandemia da Covid-19 impôs, em praticamente todo o mundo, uma nova realidade de vida, em que não só atividades consideradas supérfluas ficaram de lado, como também muito do que era feito rotineiramente. Sem alternativas diante do fechamento do que não é considerado essencial, as pessoas viram-se obrigadas a se adaptar às limitações e, ao menos no momento, deixar em segundo plano vaidades, preocupações estéticas, etc.

Responsabilidade

O enfrentamento da pandemia da Covid-19 no país exige uma postura responsável das autoridades e, acima de tudo, uma ação coordenada entre as esferas de governo, algo que nem sempre ocorre. Aliás, bater cabeça parece ser o esporte nacional em se tratando da definição de estratégias e medidas.

Contabilidade

Desde que a pandemia da Covid-19 se transformou em questão de saúde pública também no território brasileiro, casos de pacientes contagiados e óbitos começaram a ser registrados, deixando claro que o comportamento de cada cidadão seria decisivo como parte das ações de enfrentamento. As experiências de outros países afetados mais cedo mostravam como o isolamento social e a redução radical nos deslocamentos seriam, na falta de uma, a grande vacina num primeiro momento, fator indispensável para conter a disseminação do novo Coronavírus e reduzir ao máximo o alcance da doença.

Preciosidade

Um dos fenômenos, acessórios provocados pela chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil é a falta de coordenação, com várias batidas de cabeça, entre entes federativos. Redes sociais e imprensa se tornaram palco de uma disputa que não poderia ser mais descabida em momento tão sério, que exige solidariedade em todos os níveis. Divergências partidárias e dificuldades de interlocução fazem com que medidas anunciadas na tentativa de ampliar o isolamento social quase se percam. Da mesma forma, decisões tomadas por alguns estados e municípios não são seguidas por outros, igualmente atingidos pela pandemia, o que deixa dúvidas sobre a real eficácia de uma e de outro, e qual a melhor escolha em termos de proteção à população.

Especialidade

É verdade que muito vem sendo feito; que medidas duras vêm sendo tomadas, por se mostrarem as mais adequadas num momento delicado, mas surge no horizonte um panorama que deve ser evitado e combatido a todo custo. Não é hora de antecipar uma questão eleitoral mais do que nunca irrelevante. É necessário acordar para a realidade de que a enfermidade se espalha por um país comandado, nas três esferas do Executivo, pelos mais variados partidos e correntes ideológicas. E o vírus, como já se sabe de forma concreta, não escolhe a quem infectar.

Voluntariosidade

Enaltecer, neste momento de pandemia em que vivemos, em razão da chegada do novo Coronavírus, o trabalho exercido pelo jornalista Gabriel Bagliotti, diretor de O Defensor, que mesmo com as dificuldades enfrentadas, faz circular o semanário, em sistema online, informando, como sempre o fez, nas edições impressas, o leitor, das notícias de Taquaritinga e região. Moço voluntarioso que, ao lado do pai Mário e da esposa Nathália, consegue manter o jornal em atividade, coisa rara hoje em dia em cidades do nosso porte. Parabéns, garoto.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor

Compartilhe esta notícia: