Fatec Sebrae oferece jogos de tabuleiro para download gratuito

Compartilhe esta notícia:

Projeto é dos estudantes do curso superior tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec)

Em tempos de confinamento, os jogos de tabuleiro são uma opção de entretenimento educativa para que crianças e jovens passem menos tempo em frente às telas de computadores, smartphones e TVs.

Para quem já é fã ou quer experimentar, uma dica é baixar gratuitamente jogos desenvolvidos por estudantes do curso superior tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da capital. O professor Clayton Cunha é o responsável pelo projeto de desenvolvimento dos jogos.

“O jogo de tabuleiro trabalha a socialização e o estímulo cognitivo. Para criá-lo, o desenvolvedor deve estudar o perfil do jogador e assim desvendar como ele pensa, aprende e interage”, explica o professor. “Além de ser uma ferramenta que cria um vínculo forte entre o aluno e o curso, que vai ajudá-lo ao longo da sua carreira acadêmica”, ressalta Cunha.

A cada semestre, os alunos produzem cerca de 24 kits que incluem tabuleiro, peões, dados, cartas e manual de instruções. Após a produção, os trabalhos são avaliados pela equipe pedagógica, que seleciona dois para ficarem no portal da faculdade.

Atualmente, seis jogos estão disponíveis para download: Empreendedor, Extras, Cruz Mania, Cash Three, Lexia e Vestibular. O portfólio é sempre variado, com temas como cinema, literatura fantástica, educação financeira e preparo para o Vestibular.

Destaques

Alguns cases se destacam e orgulham a Fatec Sebrae. O jogo Os Caminhos do Empreendedorismo, por exemplo, participou da Campus Party de 2018 como um dos destaques da Campus Future – exposição que reúne trabalhos de estudantes dos Ensinos Técnico e Universitário.

Outros projetos evoluíram, passando pela fase de desenvolvimento de planos de negócios e estão sendo submetidos ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para serem patenteados.

Compartilhe esta notícia: