Conscientização no trânsito: Governo promove Campanha Maio Amarelo Digital

Compartilhe esta notícia:

A ação de conscientização sobre responsabilidade no trânsito tem como público-alvo profissionais que prestam serviços essenciais para o Brasil durante a pandemia.

“Perceba o risco. Proteja a vida”. Esse é o tema da campanha Maio Amarelo deste ano, do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A 7ª edição do Maio Amarelo será totalmente digital e voltada para os profissionais que prestam serviços essenciais para o País. 

O foco é orientar os profissionais que precisam estar diariamente nas ruas para garantir a saúde e segurança da população e o abastecimento do país durante o enfrentamento ao coronavírus.  A iniciativa conta com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), e com a parceria de outras instituições. 

A campanha será realizada por meio das redes sociais do Denatran e das instituições parceiras, como Ministério da Cidadania (Senapred), Ministério da Saúde (DASNT/SVS), DNIT, ANTT, PRF, Associação dos Detrans (AND), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Sest/Senat e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre outras. 

As ações presenciais estão previstas para setembro deste ano, em atendimento às orientações dos órgãos internacionais de saúde para evitar aglomeração de pessoas durante o período de pandemia.

“A saúde dos caminhoneiros, motociclistas e ciclistas entregadores, médicos e enfermeiros deve ser preservada e seu trabalho, valorizado” destaca o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa.

Já o diretor do Denatran, Frederico Carneiro, ressaltou a relevância de movimentos como o Maio Amarelo na conscientização para redução de acidentes de trânsito. “A principal proposta deste movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos e para o constante risco a que todos estão submetidos diariamente nas ruas”. 

Segundo o diretor, apesar do isolamento social, os acidentes continuam a ocorrer e o uso das redes sociais para dar visibilidade a esse movimento e promover essa conscientização não pode parar. 

Confira outras ações do Maio Amarelo que estão ocorrendo:

  • Iluminação de órgãos públicos: durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios e diversos órgãos públicos estarão iluminados na cor amarela, que simboliza o movimento e representa a atenção na sinalização de advertência no trânsito, ação que conta com apoio do DER-DF.
  • Maio Amarelo Kids: Aplicativo de celular sobre educação de trânsito que possibilita a interação, o entretenimento, os desafios e aprendizados de toda a família em relação ao trânsito. O jogo digital está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 a 14 anos.
  • Campanha de Doação de Sangue: tem como objetivo contribuir com o aumento do estoque de sangue no país. As doações de sangue serão feitas de forma controlada para evitar aglomerações. No Distrito Federal, o interessado deve fazer o agendamento individual com a Fundação Hemocentro de Brasília, pelo telefone 160, de segunda a sábado, em horário comercial.

O Maio Amarelo – É um movimento internacional, com ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, de conscientização para redução de acidentes de trânsito no mundo. O mês de maio se tornou referência para balanço das ações realizadas em todo o planeta após o decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) que iniciou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011.

Fonte: Com informações do Ministério da Infraestrutura 

 

Compartilhe esta notícia: