Artigo: A tão sonhada transformação?!

Compartilhe esta notícia:

Por: Prof. Sergio A. Sant’Anna

Chegou-me a frase: “Não voltaremos ao mesmo mundo que deixamos”. Caso não esteja enganado este foi um mantra emitido pelo biólogo Átila Iamarino, entrevistado pelo programa “Roda Viva”, e que se difundiu por inúmeras postagens apresentadas nas redes sociais. É isso que espera parte de nossa população. Por outro lado há aqueles que ainda acreditam que voltaremos ao estado de ontem. Como disse Heráclito: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários”.

Transformações sempre existiram, apenas não percebemos o seu contexto, como acontecem e por que acontecem. Às vezes, não desejamos que aconteçam, por isso esquecemos. Isso depende muito de nossas convicções, daquilo que acreditamos e objetivamos. Reflete à sua cultura, seus ensinamentos, sua ideologia, sua construção. Você parou para pensar em suas atitudes? Reparou nos seus semelhantes? Você cumprimentava os seus de maneira mecânica. Jamais refletira sobre a atribuição daquele “bom dia”, “fique com Deus”, “que você tenha um ótimo dia”, fez tudo isso de maneira programada, apenas como uma função de linguagem. Estritamente objetiva e pragmática. Uma função fática. Aula de Língua Portuguesa, a quem você foi apresentado, porém jamais teve a atenção apresentada ao contexto em que esses elementos de linguagem poderiam proporcionar-te. Elogios, atenção, beijos e abraços dados aos borbotões já não serão mais assim compartilhados. Esses emanarão carinho? Pare, pense, deixe de ser politiqueiro!

Esqueça, nada será como antes. Muito será perdido caso não sejamos como antes? A melhora é almejada. Deseja-se que o ser humano possa ser mais altruísta, que a empatia possa se espalhar, contaminar aos corações mais encardidos. Que aquele coração arrasado possa ser alegrado por aquele que conseguiu superar a fossa. As trocas serão muito mais intensas…

A tecnologia não será mais um empecilho, não será aquele desperdício com que jogamos nosso tempo à lata de lixo. Dar-se-á muito mais importância a este meio. Seremos capazes de nos livrarmos do narcisismo exacerbado? E aquela indústria de “fake news”?

Os livros serão muito mais apreciados. A volta às bibliotecas será magnânima. Filas, entrevistas, vídeos sendo gravados para leitura de obras consagradas e autores em ascensão. Livrarias voltarão a ser frequentadas; autores voltarão a vender…

Seremos capazes de consumir apenas o necessário? Contemplaremos ao essencial?

As “lives” serão sua nova programação televisionada. Esquecerás à programação da TV aberta; talvez haja concorrência com a “Netflix”, porém esta será apenas mais um atrativo disposto a nos mostrar que é preciso refletir (Assistiram ao “O Poço”?). Nada mais a ser feito será em vão. Passarás a pensar muito mais, principalmente, quando esta decisão envolver outros…

Anteriormente, o problema; o hoje, reflexão; amanhã, novo tempo… Mas será essa a tão sonhada transformação?!

*Prof. Sergio A. Sant’Anna – Professor da Rede Adventista em Santa Catarina; Corretor de Textos em “Redação sem Medo”.

Compartilhe esta notícia: