Vamos falar sobre autismo

Compartilhe esta notícia:

Unimed de Araraquara é pioneira dentro do sistema Unimed a instituir um programa especial autismo e, hoje é referência quando o assunto é implantação desse atendimento em outras cidades.

2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, doença de amplo espectro que há cerca de três anos reúne e mobiliza profissionais da saúde da Unimed de Araraquara dentro do Programa Especial Autismo – PEA com atendimento especializado aos seus pacientes diagnosticados.

Segundo o diretor de Promoção e Assistência à Saúde, Emerson Carlos, o PEA nasceu para um melhor atendimento aos clientes Unimed, dentro de um serviço especializado e com referências científicas. “Quando algumas famílias chegaram com essa demanda, eu juntamente com a coordenadora médica do Univida,  Karin Franco Pinotti, vimos a necessidade de desenvolver uma forma de atender esse público”, afirma.

O Programa Especial Autismo instalado no Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, adota a abordagem da Análise do Comportamento Aplicada – ABA. Carlos conta que essa não é a única abordagem para o tratamento de casos do espectro autista, no entanto é a que obtém atualmente respostas. “Eu, pessoalmente, acompanho alguns pacientes portadores do espectro autista e conheço um paciente que possuía um quadro de isolamento comportamental pleno e, hoje canta em público”, revela.

Esses resultados devem-se ao fato que a ABA consiste na avaliação e desenvolvimento das habilidades dos portadores da síndrome a partir de acompanhamentos regulares de uma equipe multidisciplinar treinada, que trabalha cada caso de maneira individualizada.

Renata Bortolossi, coordenadora do programa de medicina preventiva pontua que o atendimento de pacientes de espectro autista em outras Unimeds são fragmentados, ou seja, os atendimentos são realizados por cada especialidade em separado. “No ABA todas as especialidades trabalham juntas de maneira multidisciplinar, inclusive com a participação da família e indicação para atendimento desse paciente na escola”.

O autismo é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal. É muito variável na sua intensidade, por isso afirma-se que é uma doença de amplo espectro. “Por isso, os tratamentos são contínuos e consistem no desenvolvimento de habilidades de forma a possibilitar mudanças benéficas desse comportamento”, diz Bortolossi.

PEA

O Programa Especial do Autismo iniciou os atendimentos com aproximadamente 40 indivíduos. Atualmente, são 180. Para atender essa demanda, o Univida – Unimed conta com uma equipe de 32 profissionais contratados como fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos entre outros, treinados para o atendimento de pacientes com espectro autista.

Os resultados positivos conquistados pela PEA chamam a atenção e trazem para Araraquara, visitas de profissionais de outras cidades do país como Curitiba, Goiânia, Jaboticabal, São Carlos e muitas outras. De acordo com a coordenadora de medicina preventiva do Univida quanto mais se divulga e se fala sobre autismo mais os diagnósticos podem ser detectados e tratados.

Para Carlos, a questão do atendimento do paciente com espectro autista é um investimento em saúde preventivo. “O isolamento em tempo integral de pacientes não tratados podem gerar problemas muito maiores no futuro e, portanto o programa especial autismo é fundamental para o bem estar e desenvolvimento dos portadores dessa síndrome”, finaliza.

Compartilhe esta notícia: