Unesp: Parceria oferece aulas de Física online para estudantes do Ensino Médio

Compartilhe esta notícia:

Minicursos de centro internacional da Universidade Estadual Paulista serão transmitidos ao vivo, todos os sábados.

Desde 2016, o ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) organiza aulas de física voltadas para estudantes de Ensino Médio, com o objetivo de trabalhar temas atuais e pouco abordados em sala de aula como Mecânica Quântica, Cosmologia, Ondas, Mudanças Climáticas, Relatividade Geral, e Partículas.

Devido à pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, o ICTP-SAIFR começará a transmitir as aulas dos minicursos ao vivo todo sábado por videoconferência usando a ferramenta de “zoom”. As aulas são gratuitas para qualquer aluno de Ensino Médio, baixando o software grátis no site www.zoom.us. Com a ferramenta, os alunos participantes poderão fazer perguntas e interagir com o palestrante durante a aula.

Vale destacar que o ICTP-SAIFR é um centro internacional sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Unesp, do International Centre for Theoretical Physics, em Trieste, e de institutos privados como o Instituto Serrapilheira.

As aulas teóricas, realizadas sempre aos sábados, são ministradas por professores especialistas de cada área do ICTP-SAIFR e do Instituto de Física Teórica da Unesp. Informações sobre a programação de 2020 estão no seguinte endereço eletrônico: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.

Programação

O primeiro minicurso online será ministrado pelo professor Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter Institute) sobre o tópico Física Quântica. A próxima aula online será realizada neste sábado (28), das 10h às 13h. Para testar a ferramenta, uma aula introdutória foi ministrada pelo docente em 21 de março. O vídeo da aula introdutória está disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=gcpcYLSjKuI&feature=youtu.be

Os alunos que não participaram da aula introdutória devem assistir ao vídeo no YouTube antes da aula do dia para receber instruções como utilizar o software de zoom e interagir com o palestrante. Quem tiver dúvida sobre o minicurso ou o software de zoom pode enviar e-mail ao coordenador de extensão, Lucas David (ETEC Guaracy Silveira & ICTP-SAIFR), pelo endereço [email protected].

Depois de baixar o software no site, o aluno pode acessar a aula “Minicurso Física Quântica” (Meeting ID 217 572 708), ao clicar no link https://pitp.zoom.us/j/217572708.

Compartilhe esta notícia: