Cervejando –  As cervejas premiadas em Blumenau

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Um dos maiores concursos de cerveja do mundo, que ocorre durante a programação do Festival Brasileiro da Cerveja 2020, apresentou os seus premiados no dia 10 de março, em Blumenau (SC). A Cervejaria Cathedral foi eleita a melhor cervejaria e a Salvador Brewing Co. venceu na categoria brewpub. A Guanabara, da Cervejaria Colorado foi eleita a Best of Show, no estilo Wood and Barrel Aged Beer.

Das 203 medalhas entregues, 53 foram de ouro, 72 de prata e 78 de bronze. Cento e vinte e seis marcas subiram ao palco do Concurso Brasileiro de Cervejas para receber seus prêmios.

De 7 a 9 de março, mais de 100 jurados nacionais e internacionais julgaram 3.284 amostras de cerveja. Esta foi a oitava edição da competição e a que teve o maior número de cervejarias inscritas: 634. O número é 25% maior do que em 2019.

No total, 11 estados tiveram marcas premiadas no evento. Os três que receberam mais medalhas foram Rio Grande Sul, com 54, Santa Catarina, com 45 e São Paulo, com 44. Na sequência, o Paraná aparece com 23 medalhas, seguido por Minas Gerais com 14 e Rio de Janeiro com 12.

Foram inscritas amostras em 146 estilos. Desses, a India Pale Ale (IPA) foi o mais disputado com 235 rótulos concorrentes. Em seguida, veio o primeiro estilo brasileiro, Catharina Sour, com 157 amostras. O concurso foi uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) com a coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é  jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

 

Compartilhe esta notícia: