INSS: Serviços e pedidos de benefícios podem ser feitos sem sair de casa

Compartilhe esta notícia:

Em atendimento às orientações do Ministério da Saúde quanto à prevenção ao Covid-19 (Coronavírus) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o Meu INSS através do gov.br/meuinss ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7 às 22 horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, como por exemplo, em caso de perícia médica.

Com intuito de evitar aglomeração, fica restrita a presença de acompanhantes dos segurados durante o atendimento nas agências, podendo permanecer, apenas, procuradores ou representantes legais devidamente identificados.

Nas situações em que for necessário comparecer a uma agência, os segurados devem seguir as regras de higiene — amplamente divulgadas — e manter sempre as mãos lavadas, com uso posterior do álcool em gel.

Outra iniciativa, para diminuir o fluxo de segurados que buscam as agências do INSS é restringir, a partir desta segunda-feira, o atendimento não agendado até as 13h. Após este horário só serão feitos atendimentos programados e, caso não tenha agendamento após este horário, a agência deverá ser fechada. Vale lembrar que a maioria dos atendimentos não agendados feitos nas agências são em função de pessoas que buscam por informações, que estão disponíveis nos canais digitais.

Seguindo ainda as orientações do Ministério, o INSS tem disseminado, nas agências de atendimento e nas unidades administrativas, todas as informações de prevenção ao Covid-19 (Coronavírus). Além disso, foi determinado nesta segunda-feira que todos os servidores e empregados acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes ou aqueles cujos familiares que habitam na mesma residência estejam no grupo de risco de aumento de mortalidade sejam deslocados do atendimento ao público para exercerem suas atividades de forma remota.

Vale destacar que as prestadoras de serviços de limpeza e conservação, mediante orientação dos gestores e fiscais, já estão dando especial atenção à limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos, maçanetas, áreas de atendimento e salas de perícia. Além disso, devem garantir a disponibilidade de sabonetes nos banheiros para a higienização das mãos.

O INSS informa ainda que poderá adotar, a qualquer momento, novas medidas de prevenção sob orientação do Ministério da Saúde.

https://www.inss.gov.br/servicos-e-pedidos-de-beneficios-podem-ser-feitos-sem-sair-de-casa/

Compartilhe esta notícia: