Coronavírus: Saiba quando é eficaz utilizar a máscara de proteção

Compartilhe esta notícia:

Ministério da Saúde informa que o uso é indicado apenas para quem já foi diagnosticado com a doença ou em caso de forte suspeita; A recomendação também se destina aos profissionais de saúde.

Você sabe se a máscara de proteção é eficiente contra o coronavírus e em que situação é necessário usá-la? O Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras apenas para quem já tem a doença ou em caso de suspeita.

Quando usar máscara?

O uso da máscara de proteção é recomendado às pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldades em respirar.  A utilização serve para evitar a transmissão no coronavírus para as pessoas ao seu redor e no momento em que for procurar o atendimento médico.

Também é indicada para pessoas (incluindo familiares) que prestam atendimento aos indivíduos com suspeita ou confirmação de coronavírus.

A recomendação também se destina aos profissionais de saúde. Eles devem utilizar a máscara ao entrar em uma sala com pacientes ou quando for tratar um indivíduo com sintomas respiratórios.

Máscaras devem ser utilizadas quando o paciente apresentar sintomas ou suspeita de infecção / Foto: Anna Shvets/Pexels

Efetividade

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso da máscara somente é efetivo se for associado a hábitos de higiene, entre eles a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel. Além disso, a pessoa deve ficar atenta no momento de jogar a máscara no lixo. Apos o uso, é imprescindível descartar em local adequado e lavar bem as mãos.

* Com informações do Ministério da Saúde

 
Compartilhe esta notícia: