Em Tempo – Taquaritinguenses famosos

Compartilhe esta notícia:

Por: Prof. Gilberto Tannus

Após exaustivas pesquisas, encontramos no 89° volume da monumental obra “Grandes Anais de Taquaritinga” do historiador Hamilton Roberto Aiello, biografias de conterrâneos que se destacaram universalmente nas artes, na ciência, etc. Por isso, é com insopitável sentimento de orgulho que arrolamos alguns nomes de taquaritinguenses ilustres estudados pelo supracitado Heródoto local.

* Ludwig van Beethoven (1770-1827). Ícone da música clássica, um dos compositores mais respeitados de todos os tempos. Nasceu em humilde residência na Vila Rosa, distante dois quarteirões do novo prédio da Prefeitura – edifício com paredes cobertas por belíssimo porcelanato. Gênio precoce, aos 5 anos matriculou-se na ETAM Santa Cecília, onde demonstrou seu inigualável talento no Curso Intensivo de Cuíca. Aos 10 anos ingressou como aprendiz de trombone na Banda Maestro Marin (a “Furiosa”), onde compôs o Hino do Clube Atlético Taquaritinga. Nele inseriu o poema “Ode à Alegria”, de Schiller, com o imortal refrão: “É campeão, é campeão. Quando o CAT entra em campo tem a força de leão”. Aos 46 anos, ficou surdo, tragédia da qual jamais se recuperou. Beethoven recebeu da Câmara Municipal de Taquaritinga 3.786 Títulos de Honra ao Mérito e 8.985 Moções de Aplausos. Em seu diário, o compositor da Nona Sinfonia desabafou: “Carambolas. Por que, ao invés dessa papelada toda, os egrégios edis não me deram um aparelho de surdez?”.

* Sigmund Freud (1856-1939). Neurologista, criador da psicanálise. Veio ao mundo de maneira traumática numa terça-feira de carnaval, quando sua mãe, foliona compulsiva e grávida de oito meses, sambava freneticamente ao som do Batatão. Freud se tornou uma sumidade internacional ao escrever “A Interpretação dos Sonhos”. Nele, o descobridor da tríade EGO-SUPEREGO-ID, dá valiosas dicas para se fazer uma fezinha no Jogo do Bicho. Por exemplo, na página 27 lemos: “Quando alguém sonha com a sogra, deve-se jogar no número 9, ou seja, na Cobra. Probabilidade de acerto: 99,999999999%”. Freud também é conhecido por suas teorias do “Complexo de Édipo”, assim chamado como homenagem a um amigo que venceu a 5° edição do BBB (Big Brother Brasil). Recebeu 5.987 Títulos de Honra ao Mérito e 10.987 Moções de Aplausos.

* Neil Armstrong (1930-2012). Nasceu na Vila São Sebastião. Aos 7 anos tentou aprender a jogar futebol na Fundação Edmilson – Semeando Sonhos. Perna de pau, colocaram-no na posição de goleiro. Depois de gandula e, finalmente… do lado de fora dos portões da Fundação. Armstrong não se deixou abater: não desistiu nunca e também não soltou a mão de ninguém. Foi piloto de testes e professor. Na sala de aula, um aluno deu-lhe uma cadeirada na cabeça. Viu estrelas. Decidiu então ingressar no Corpo de Astronautas da NASA. Em 1969, foi o primeiro homem a pisar na lua. Recebeu 7.329 Títulos de Honra ao Mérito e 6.983 Moções de Aplausos.

* Coluna dedicada ao papai-coruja Gabriel Bagliotti, à mamãe-anjo Nathalia Sabbatini e ao filhão Joaquim Sabbatini Bagliotti. Que Deus cubra de bênçãos essa família maravilhosa.

* Gilberto Tannus é mestre em história pela Unesp

Compartilhe esta notícia: