Dengue: População deve ficar atenta à proliferação do Aedes aegypti durante período chuvoso

Compartilhe esta notícia:

Em 2019, Brasil registrou mais de um milhão de casos prováveis de dengue.

Com a chegada das chuvas, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti no País aumenta e, consequentemente, cresce o risco de transmissão da dengue, chikungunya e zika. De acordo com especialistas, a melhor forma de evitar essas doenças é eliminar os criadouros do mosquito transmissor, evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

No ano passado, o Ministério da Saúde notificou 1.544.987 casos prováveis de dengue no Brasil. As regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentaram o maior número de registros. A maior concentração de casos prováveis foi em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

A aposentada Cida Monteiro chegou a ficar internada por quatro dias em decorrência da dengue. Agora, está atenta às medidas para combater o mosquito. “Você pode colocar areia nas suas plantinhas, mas não deixar juntar água. Você deve ter cuidado com as calhas da sua casa e não deixar água empossada, nem um ralo aberto. Cuidados muito simples. Não é nada complicado. A prevenção é tudo”, afirma Cida Monteiro.

Outros cuidados também são importantes no dia a dia para combater a doença, como o uso de roupas que diminuam a exposição da pele durante o dia, horário em que os mosquitos são mais ativos. Utilizar repelentes e inseticidas seguindo as instruções do rótulo também pode ajudar no combate. E o uso de mosquiteiros para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

A população deve ficar atenta ao combate permanente do mosquito Aedes aegypti

Sintomas

Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com sintomas de outras mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar sempre em alerta, não tomar medicamentos sem orientação médica e manter-se hidratado. Também é preciso buscar um diagnóstico médico o quanto antes.

  • Dengue – coceiras, náuseas e vômitos, dor de cabeça, febre alta, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações.
  • Chikungunya – dor de cabeça constante, vermelhidão nos olhos, febre baixa, coceiras, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações.
  • Zika – vermelhidão nos olhos, febre baixa, coceiras, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e dor de cabeça.

* Com informações do Ministério da Saúde e Voz do Brasil

 

Compartilhe esta notícia: