Carnaval 2020: confira as escolas de sambas vencedoras dos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro

A escola de samba Águia de Ouro foi à grande campeã do Carnaval de São Paulo. Trazendo em enredo o “poder do saber” para o desfile sagrou-se vencedora da festa paulista pela primeira vez desde sua criação.

A escola trouxe para o Anhembi um dos desfiles mais críticos. Inclusive, uma frase do educador Paulo Freire estampou um dos carros, como resposta às críticas enfrentadas pelos defensores do pensador brasileiro. O tema “poder do saber” foi trabalhado em 26 alas, sendo abordado com discussões sobre os benefícios e os problemas da busca pelo conhecimento.

Águia de Ouro

Já no Rio de Janeiro à escola ‘Viradouro’ foi grande campeã do carnaval 2020, após 23 anos de jejum. Já as escolas União da Ilha e Estácio de Sá foram rebaixadas. 

Com o enredo “Viradouro de alma lavada” a escola retratou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria.

Viradouro

“Marcos e Tarcísio (os carnavalescos) corresponderam, conseguiram nos trazer o enredo, dentro de algumas opções. Quando a gente viu esse enredo, a gente se apaixonou, uma história representativa, uma história muito bonita, que nos honrou muito fazer. Tenho certeza que está em festa Itapoã, a Bahia está em festa”, disse o presidente da Viradouro, Marcelo Calil, que também chamou atenção para a renovação dentro da escola desde 2016.