Verdão bate Mirassol de virada em estreia de Vinã e da grama sintética do Allianz

Compartilhe esta notícia:

O Palmeiras recebeu a equipe do Mirassol pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, no Allianz Parque, e venceu por 3 a 1 de virada. Todos os gols da partida aconteceram no segundo tempo. Os gols do Verdão foram anotados por Gustavo Gómez, de cabeça, Raphael Veiga e Luiz Adriano.

Com 13 pontos (4v, 1e e 1d), o Palmeiras é o atual vice-líder do Grupo B – portanto, na zona de classificação –, atrás apenas do Santo André, com 15, sendo o segundo também na classificação geral do torneio. O Verdão detém o melhor ataque do torneio, com 13 gols – à frente do Mirassol, com 12; e também a segunda melhor defesa: apenas três gols sofridos, assim como o Santos e o Mirassol (o Novorizontino é o que menos sofreu gols, com dois tentos sofridos no certame).

O próximo compromisso do Palmeiras é contra o Guarani, novamente no Allianz Parque, na próxima quinta-feira (20), às 21h30, pela 7ª rodada. Já a 8ª rodada marcará o próximo compromisso fora de casa do Alviverde, contra o Santos, na Vila Belmiro, no sábado (29/02) – ou seja, só após o Carnaval.

O jogador Luiz Adriano, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Mirassol FC, durante partida válida pela sexta rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque.

Palmeiras x Mirassol marca inauguração da grama sintética do Allianz Parque

Vale lembrar que o duelo desta tarde marcou o primeiro compromisso do Palmeiras no Allianz Parque após a reforma para a implementação de uma novidade dentre as arenas brasileiras: um gramado 100% sintético. Com altura de cinco centímetros, a nova grama teve seu material desenvolvido na Holanda, sendo que, entre as fibras, foi colocado um preenchimento de TPE (elastômero termoplástico), produzido na Itália. Além disso, em sua base, há uma manta de amortecimento, confeccionada na Alemanha. A empresa responsável pela instalação do campo sintético é a Soccer Grass, que também vem repetindo o procedimento em um dos campos da Academia de Futebol do clube.

A medida adotada pela diretoria palmeirense visa fazer com que o clube aproveite ao máximo o calendário de jogos em seu próprio estádio após shows, sem que aconteça – como corriqueiramente ocorria – de perder a chance de atuar em casa devido ao fato de não conseguir recuperar o gramado a tempo após algum espetáculo na arena.

Jogo marca também a estreia de Viña

Além do novo gramado, o duelo também entrará para a história pela estreia do lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña, de 22 anos, que foi contratado pelo Verdão na última semana. O jogador venceu o Campeonato Uruguaio pelo Nacional-URU em 2019 e foi eleito o melhor jogador da competição. O atleta defende a Seleção Uruguaia desde o Sub-20, tendo atuado no Sul-Americano (campeão) e no Mundial da categoria em 2017. Pelo time principal da Celeste Olímpica, foi convocado pela primeira vez em setembro de 2019 e continuou sendo chamado desde então.

Matías Viña fez o seu primeiro jogo pelo Palmeiras neste domingo (16) (Cesar Greco/Palmeiras)

Viña é o 20º uruguaio da história do clube. Antes dele, os últimos representantes do país a atuar pelo Verdão haviam sido Victorino (em 2014) e Eguren (entre 2013 e 2014), enquanto o de maior sucesso foi Segundo Villadoniga, meio-campista da década de 40 (entre 1942 e 1946). No total, 111 atletas estrangeiros já vestiram a camisa do Palmeiras já contando com Matías Viña.

O Jogo – Com um primeiro tempo morno e sem muitas chances neste domingo de pré Carnaval, o Palmeiras foi a equipe que mais dominou as ações e manteve a posse da bola. Com a partida estática, Vanderlei Luxemburgo resolveu mexer suas peças de xadrez e, já no intervalo, fez duas alterações: trocou Mayke por Gabriel Menino e Lucas Lima por Raphael Veiga.

O segundo tempo começou bem mais dinâmico, com as duas equipes buscando o resultado. Nos primeiros 10 minutos de bola rolando na etapa derradeira, o Alviverde chegou com perigo pelo menos três vezes: com Zé Rafael, Gabriel Veron e Felipe Melo. Aos 14 minutos porém, Rafael Silva arrancou pela esquerda para receber cruzamento de Maranhão e inaugurar o marcador. (Palmeiras 0x1 Mirassol)

Aos 20 minutos, sem nada a perder, o treinador esmeraldino fez sua última alteração: trocou Zé Rafael por Bruno Henrique no meio de campo. Em momento algum, apesar do tento sofrido minutos antes, o Verdão se deixou abalar. Mostrou um lado psicologico equilibrado e partiu com força para cima do adversário, princplamente depois de um gol oriundo de cobrança de escanteio batida por Gabriel Menino seguida de cabeceio certeiro de Gustavo Gómez aos 23 minutos (Palmeiras 1×1 Mirassol)

Depois disso, rapidamente, o Maior Campeão do Brasil se impôs em sua casa para os 26.538 torcedores presentes. Logo em seguida, aos 28 minutos, o volante Bruno Henrique sai em velocidade e cruza com classe, na medida para Raphael Veiga dar um toquinho de leve na bola e marcar o segundo do Alviverde, o gol da virada! (Palmeiras 2×1 Mirassol)

Mas o Palmeiras fechou mesmo o caixão do time visitante com Luiz Adriano, aos 31 minutos, após Gabriel Veron receber bola no lado esquerdo do campo, cruzar para o meio e tocar par ao camisa 10. O atacante, por sua vez, fez o que sabe fazer de melhor: balançou as redes ao dominar a bola e chutar colocado de direita. (Palmeiras 3×1 Mirassol)

Os três gols marcados em oito minutos pareceram desmotivar a equipe do Leão, que pouco conseguiu criar até a reta final do duelo. Gabriel Menino, até os minutos finais do prélio, chegou duas vezes com perigo ao ataque.

Ficha Técnica

Palmeiras 3 X 1 Mirassol

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data/hora: 16/2/2020, às 16h (de Brasília)

Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)

Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

Público/renda: 26.538 presentes/R$ 1.543.471,14

Cartões amarelos: Gustavo Gómez e Felipe Melo (PAL) e Rafael Silva, Neto Moura, Kewin (MIR)

Cartão vermelho:

Gols: Rafael Silva 14’/2ºT (0-1), Gustavo Gómez 23’/2ºT (1-1), Raphael Veiga 28’/2ºT (2-1) e Luiz Adriano 31’/2ºT (3-1)

Palmeiras: Weverton, Mayke (Gabriel Menino intervalo), Felipe Melo, Gustavo Gómez e Viña; Patrick de Paula, Zé Rafael (Bruno Henrique 20’/2ºT) e Lucas Lima (Raphael Veiga intervalo); Gabriel Veron, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Mirassol: Kewin, Daniel Borges, Luiz Otávio, Reniê e Romário; Luís Oyama, Neto Moura (Matheus Rocha 11’/2ºT), Juninho e Chico; Maranhão e Rafael Silva (Marcelo Toscano 32’/2ºT). Técnico: Ricardo Catalá.

Por: Bruno Alexandre Elias / Departamento de Comunicação da SEP

Compartilhe esta notícia: