Coronavírus: porque as crianças estão sofrendo menos com o surto? Entenda

Compartilhe esta notícia:

O surto do coronavírus, que surgiu este ano (2020) na cidade chinesa de Wuhan, está fazendo vítimas fatais dia após dia. Mas, algo peculiar nos casos de infecção da doença anda chamando a atenção de cientistas e médicos da China: poucas crianças contraem coronavírus, e as que contraem sofrem de forma mais “leve”, não havendo vítimas fatais. A idade média dos pacientes, e vítimas fatais está entre 49 e 56 anos, conforme informa a revista cientifica americana ‘Journal of the American Medical Association’.

Ainda não se sabe o que faz com que as crianças “escapem” do vírus, porém existem algumas especulações. Uma delas, segundo o chefe da Divisão de Doenças Infecciosas Pediátricas da Universidade de Utah, Dr. Andrew Pavia, é a diferença na resposta imunológica entre crianças e adultos. O sistema imunológico das crianças é mais precoce, por isso as células respondem imediatamente a invasores. As crianças infectadas acabam sendo diagnosticadas somente com pneumonia, pois conseguem ser tratadas e não sofrem tanto quanto adultos com o coronavírus.

Outro fato é que elas possuírem as vias respiratórias mais saudáveis, livres da exposição da poluição externa, como cigarro e poluição do ar, também pode contribuir para isso. Outra hipótese é de que as crianças não sofrem com condições crônicas de saúde, por isso tem menos risco de morte.

O professor de pediatria e doenças infecciosas na Geffen School of Medicine da UCLA, Dr. James Cherry, coloca os adultos como mais suscetíveis ao vírus por um problema conhecido como síndrome do desconforto respiratório adulto.

Ele faz com que haja um desequilíbrio na atividade das células imunes. Dessa forma, a inflamação passa direto aos pulmões, causando dificuldade na obtenção de oxigênio novo. Com isso, a pessoa não consegue mais respirar e acaba morrendo.

Compartilhe esta notícia: