EUA retira Brasil da lista de países em desenvolvimento

Compartilhe esta notícia:

O governo do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto) publicou uma nota na última segunda-feira (10), onde informa que retirou 18 nações, e o Brasil  da lista de países considerados em desenvolvimento. Estar na lista significava ao país ter determinados benefícios comerciais.

Logo, países como Brasil, Argentina, África do Sul, Índia e Colômbia deixam de ter um tratamento preferencial em negociações. Alguns dos benefícios que essas nações tinham eram prazos maiores para negociar e vantagens tarifárias.

O governo dos EUA afirmou que para tomar essa decisão levou em conta “fatores econômicos, comerciais e outros, como o nível de desenvolvimento de um país e a participação de um país no comércio mundial.”

Ainda em nota os Estados Unidos dizem que o objetivo com a norma é diminuir o número de nações que estão em desenvolvimento e poder receber tratamento especial sem que haja barreiras contra seus produtos.

O órgão norte-americano também levou em conta pedidos de adesão para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Compartilhe esta notícia: