Netflix divulga lista de filmes removidos a pedidos de governos

Compartilhe esta notícia:

Desde a criação da plataforma em 1997, a Netflix recebeu apenas nove exigências para remoção de conteúdo de países nos quais está presente, e revelou quais títulos foram removidos.

 A informação consta em um relatório da empresa mostrando as suas atividades no ano de 2019.

Essa é a primeira vez em que a Netflix revela esse tipo de dado e na mesma publicação ainda informou que passará a fazê-lo anualmente daqui em diante.

A censura de um conteúdo é uma questão delicada para empresas de tecnologia globais. Segundo a Netflix a prioridade é trabalhar para deixar todo o seu conteúdo disponível para seus assinantes em um país.

No entanto, se um acordo sobre o teor de uma produção não é fechado com um governo, a empresa é forçada a atender a exigência. Isso só acontece depois de recebida uma notificação de censura por escrito das autoridades e depois da análise sobre a efetiva ilegalidade do seu teor.

Entre os países que solicitaram a retirada de produções ao serviço de streaming estão Alemanha, Nova Zelândia, Singapura e Arábia Saudita.

Um dos filmes que foi alvo de um pedido de remoção por parte de Singapura foi o filme brasileiro “Especial de Natal: Se Beber, Não Ceie” (2018), da produtora Porta dos Fundos.

Abaixo a lista de filmes que receberam pedidos de remoção e seus respectivos países:

  • The Bridge, a pedido da Nova Zelândia em 2015;
  • Nascido para Matar, a pedido do Vietnã em 2017;
  • A Noite dos Mortos-Vivos, a pedido da Alemanha em 2017;
  • Cozinhando em 4:20, The Legend of 420 e Disjointed, a pedido de Singapura em 2018;
  • Patriot Act with Hasan Minhaj, a pedido da Arábia Saudita em 2019;
  • A Última Tentação de Cristo, a pedido de Singapura em 2019;
  • Especial de Natal: Se Beber, Não Ceie, a pedido de Singapura em 2019.

A Netflix lembra que a retirada de um filme a uma exigência de um governo é restrita apenas aos assinantes daquele território, não atingindo os usuários de outros países.

Compartilhe esta notícia: