Alimentação para se ter muita energia no carnaval

Compartilhe esta notícia:

Docentes de Nutrição e Gastronomia da Uniara dão dicas e sugerem receitas para o período de folia.

O carnaval se aproxima e, para se prepararem para o período de festas, os foliões precisam estar cheios de energia para dançarem todas as noites. A professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade de Araraquara – Uniara, Denise Bertolini Chediek, fala sobre questões nutricionais indicadas para que a animação e a diversão não acabem, e as docentes de Gastronomia, Natália Souza e Beatriz Nomelini, sugerem receitas para a ocasião, que podem ser conferidas no link https://bit.ly/37iKx4B.

“Fevereiro chegou e, com ele, vem o carnaval. São quatro dias de agitação que merecem uma atenção especial, para não se deixar a saúde de lado. É importante garantir muita energia para queimar e, para isso, é bom caprichar nas proteínas e nos carboidratos complexos, ricos em fibras, como pães integrais, aveia, iogurtes, ovos e frutas”, recomenda Denise.

Outra pedida são os smoothies que, “além de refrescantes e leves, garantem muitos nutrientes antioxidantes como os polifenóis e vitaminas A e C, que protegem o organismo dos desgastes desse período”. “As saladas também são opções leves, sendo possível combinar todos os nutrientes com a utilização de folhas, grãos, queijos, peixes, ovos e frutas, o que garante energia e uma boa recuperação”, diz a docente.

Para quem não quer cometer excessos, os drinks sem álcool são uma boa opção, segundo Denise. A dica, no caso, é o Cosmoteen, cuja receita conta com cramberry entre os ingredientes. “É uma fruta vermelha rica em antioxidantes, protetora do estômago e do trato urinário, com efeito de inibir as infecções bacterianas. A vitamina C das frutas cítricas também fortalecem o sistema imunológico e, junto com a água de coco, garantem uma boa hidratação, além de serem bastante refrescantes”, destaca.

Para o final da festa, “uma receita boa para ‘arribar’ os foliões é o escaldado”. “O caldo de frango, rico em minerais, reequilibra o que foi perdido no suor, ajuda a reidratar quem abusou do álcool e, com a farinha de milho, recupera as energias que foram gastas na festa. Importante também não esquecer de consumir muita água durante todo período”, finaliza Denise.

Informações sobre os cursos de Nutrição e Gastronomia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br  ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Compartilhe esta notícia: