Dengue: Retorno do sorotipo 2 pode causar novo surto em 11 estados brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Comunicado do Ministério da Saúde ressalta que os casos da doença subiram 488% em 2019 com relação ao ano anterior

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre um possível novo surto de dengue que pode atingir 11 estados do Brasil. Isso porque em meados de 2019 o sorotipo 2 da doença voltou a circular no país, depois de dez anos fora de circulação, e há um potencial expressivo de pessoas suscetíveis ao contágio. Nos últimos anos, os vírus do tipo 1 e 4 eram os que estavam atuando no território brasileiro. Segundo a pasta, no ano passado os casos registrados subiram 488% em relação ao ano anterior e 782 pessoas morreram em decorrência da dengue.

O médico patologista clínico e membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Celso Granato, explica que a dengue possui quatro sorotipos (variedades) diferentes. “Uma pessoa que contraiu a dengue de sorotipo 1 estará imune a essa variedade. Mas ainda está exposta às demais ‘espécies’ do vírus”.

O especialista lembra que o exame laboratorial é a única forma de confirmar o diagnóstico de dengue e que os sintomas podem ser facilmente confundidos com os da Zika ou Chikungunya e a conduta frente a essas doenças é diferente para cada uma delas, uma vez que o prognóstico também é diferente.

“A realização do exame laboratorial para confirmação do diagnóstico é fundamental para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado ao paciente. O exame também contribui para o controle do número oficial de casos, uma vez que os aqueles que são apenas suspeitos, sem confirmação, podem não ser devidamente contabilizado pelos órgãos competentes”, explica o médico patologista clínico.

A orientação básica para os profissionais dos laboratórios é de procurar o antígeno do vírus na primeira semana. A partir da segunda semana, buscar a resposta contra o vírus (anticorpo), considerando a possibilidade de reações cruzadas, já que Dengue e Zika são causadas por vírus semelhantes. “Corre-se o risco de fazer um teste para um e não fazer para o outro, o que pode resultar em uma conclusão errada”, alerta.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC — Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online

O Lab Tests Online é um site produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).

O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.

Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial. www.labtestsonline.org.br

Compartilhe esta notícia: