Nossa Palavra – A quem interessar possa

Compartilhe esta notícia:

Levar à população de Taquaritinga os fatos e notícias que envolvem a cidade não tem sido uma tarefa das mais fáceis para chegar onde chegamos, seja com o semanário O Defensor, que é um veículo inteiramente gratuito, ou com o Portal O Defensor, que trabalham pautados na ética do jornalismo e na constituição vigente em nosso país.

O Defensor trabalha para levar as informações sobre os fatos que ocorrem dentro do nosso município ou envolvem a cidade de forma direta, tais como notícias sobre política, economia, saúde, casos policiais, questionamentos dos leitores, programação de eventos e atividades culturais e muito mais.

Mas quando o assunto é questionamento sobre a gestão pública, o entendimento muitas das vezes se torna tenso, pelo simples fato de que governo e governantes não suportam ser questionados ou mesmo satirizados por ações e comportamentos que tenham cometido e que desagradam os munícipes, em especial aqueles que os elegeram.

Para os gestores é uma dificuldade tremenda entender que um veículo de comunicação não cria fatos, e sim repercute o que aconteceu. A maior dificuldade para quem está no poder é também entender que a imprensa, seja ela local, como é o caso de O Defensor, ou nacional e internacional, ao dar uma informação, dá a oportunidade de o agente público reavaliar e voltar atrás em uma decisão que pode ter consequências negativas, tanto para ele como para a população a qual ele governa.

Esta falta de entendimento faz com que o Brasil seja o sétimo país com assassinatos de jornalistas e profissionais de imprensa, o que prova que existe uma guerra estabelecida entre quem governa e quem informa.

O Defensor estará sempre em busca da informação, sobretudo no que se refere à Taquaritinga, seja esta informação no âmbito público ou privado, e não aceitará jamais a interferência em seu trabalho jornalístico ou aceitar comportamentos que já foram prática em outras décadas, mas que não se justificam em uma democracia na qual a imprensa exerce o papel fundamental de tornar públicas as informações que afetam a vida do cidadão. Quem viveu os anos 70 sabe que censurar só é bom para o censurador.

Se a nossa cidade tem apresentado melhoras em vários setores, não temos dúvida de que parte disto se deve aos políticos, mas há também a participação da imprensa local, que além de denunciar, sabe muito bem cobrar aquilo que é de direito do taquaritinguense e da população com menos recursos.

Podemos ser pressionados, cobrados e ameaçados (como vem acontecendo nos últimos anos), mas só deixaremos de exercer nossa função de informar no dia em que a cidade decidir que nosso trabalho não tem mais importância.

Compartilhe esta notícia: