Número de fatalidades de trânsito em 2019 registra menor índice desde 2015 em SP

Compartilhe esta notícia:

Balanço anual do Infosiga SP indica redução de 0,6% no número de mortes causadas por acidentes.

Em 2019, foram registradas 5.433 fatalidades em ruas e rodovias do Estado de São Paulo. O número representa queda de 0,6% na comparação com 2018 e é o menor índice desde o início da série histórica do Infosiga SP, em 2015, segundo dados divulgados na segunda-feira (20). No mesmo período, foram registrados 143 mil acidentes com vítimas fatais e não fatais.

Os números fazem parte do balanço anual do Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo que traz mensalmente estatísticas sobre acidentes de trânsito.

Óbitos causados por acidentes de trânsito – Estado de SP

Durante o ano, houve redução dos índices em 7 meses. Dezembro teve 503 óbitos, redução de 1,4% na comparação com o mesmo período de 2018. Já fevereiro registrou o menor número de vítimas em um único mês desde 2015 (347 fatalidades).

No Estado, 11 das 16 regiões administradas tiveram redução nos índices. A região de Registro apresentou a maior queda nas fatalidades (-23%), enquanto a região de Barretos teve o maior aumento (+26,2%).

Parceria com municípios

Uma das frentes do programa é a promoção de convênios com as Prefeituras. Segundo o Infosiga SP, as vias municipais concentram 50% das fatalidades e 80% dos acidentes com vítimas.

Além das ações de fiscalização promovidos pela Polícia Militar, o Estado destinou R$ 200 milhões para projetos de segurança viária elaborados pelos municípios. O recurso é proveniente de multas aplicadas pelo Detran.SP. Atualmente, 304 cidades participam do programa e mais de 8,7 mil intervenções estão em andamento, incluindo obras de engenharia e sinalização e ações educativas para todas as idades.

“A mobilização no Estado tem resultado em reduções constantes nos índices, mas o fato é que há ainda um longo caminho a percorrer”, destaca o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia. “Os número permanecem alarmantes e é preciso manter esforços e investimentos para combater a violência no trânsito. O programa Respeito à Vida tem essa finalidade e viabiliza projetos efetivos para salvar vidas em vias urbanas e rodovias”, complementa.

*Com informações do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: