Surto viral que começou na China se espalha para outros países

Compartilhe esta notícia:

Nas últimas semanas, a China tem enfrentado um surto viral que começou de forma misteriosa. Segundo alguns pesquisadores, os diversos casos de pneumonia registrados foram causados por um novo tipo de coronavírus que foi espalhado em um mercado de peixes que fica em Wuhan, cidade da China. Os primeiros casos estavam diretamente ligados ao local, que comercializa diversos animais para consumo em condições precárias de higiene.

Segundo pesquisas realizadas, a maior parte das vítimas diagnosticadas, eram comerciantes ou clientes que estiveram no local. No entanto, parentes dos infectados não apresentaram nenhum sinal de contaminação, sugerindo que a transmissão não se deu de pessoa para pessoa, mas no contato com os animais.

Depois de uma descontaminação feita no mercado e uma grande mobilização para controlar o surto acreditava-se que o número de casos iria diminuir gradativamente. Mas, segundo uma nota da Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema que começou na China está se espalhando para outros locais.

Novos casos foram registrados na Tailândia e no Japão sem nenhuma ligação com o mercado de Wuhan, o que fez surgir mais uma dúvida para os pesquisadores. Afinal, se essas pessoas não tiveram contato com os animais, como elas contraíram o vírus?

O fato é que alguns vírus conseguem se adaptar em diferentes ambientes, inclusive transformando o modo como se espalham. No pior dos casos, o coronavírus encontrou uma forma de pular de pessoa para pessoa. Em nota, a OMS aconselhou que viagens para esses locais fossem evitadas pelo menos até que se saiba como o vírus é transmitido.

Compartilhe esta notícia: