Feriado municipal: Homenagem ao padroeiro de Taquaritinga, São Sebastião

Compartilhe esta notícia:

Dia 20, haverá missa, procissão e mini quermesse na Praça da Matriz.

O Dia de São Sebastião é comemorado, anualmente, em 20 de janeiro. O santo é padroeiro de Taquaritinga, sendo a data um feriado municipal para os taquaritinguenses.

Além disso, é celebrada como uma festa litúrgica para a igreja católica e uma homenagem à figura de um dos santos mais venerados e icônicos do cristianismo. São Sebastião é considerado, também, o padroeiro dos atletas e militares. Para a igreja ortodoxa, o Dia de São Sebastião é celebrado em 18 de dezembro.

Normalmente, as comemorações ao santo padroeiro reúnem diversos devotos. Em Taquaritinga, às 9h, na Igreja Matriz, haverá missa pelos doentes. Às 17h, missa e posse do padre Giliard Felipe Nascimento como Pároco da Paróquia de São Sebastião, e  procissão, com a imagem de São Sebastião. A seguir, última noite da mini quermesse, na barraca instalada na Praça “Dr. Aimone Salerno”.

História de São Sebastião – Existem algumas divergências sobre o local de nascimento de São Sebastião. No entanto, a teoria mais aceita diz ter sido em Milão, na Itália.

São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé do imperador romano Diocleciano, sendo condenado à morte, por desobedecer os comandos do imperador. Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas. Porém, não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene, que o ajudou a curar todos os seus ferimentos.

Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte. São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C., sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao cristianismo.

Compartilhe esta notícia: