Austrália: Após incêndios, voluntários e profissionais se unem para alimentar animais

Compartilhe esta notícia:

Após os incêndios florestais terem devastado o país, os australianos estão fazendo tudo que podem para ajudar os animais que foram afetados com as queimadas. É o exemplo de uma iniciativa do governo de Nova Gales do Sul que está usando aviões para soltar milhares de quilos de vegetais como forma de alimentação para os animais famintos. Matt Kean, Ministro do Meio Ambiente de Nova Gales do Sul, afirmou que os animais que  conseguiram fugir dos incêndios não têm nada para comer, por isso precisam de ajuda para conseguir alimento. E uma das espécies mais afetadas foram os wallabies (uma espécie da família dos marsupiais, bem parecido com cangurus, mas são menores)

A ideia foi apelidada de “Operação Rock Wallaby” e é liderada pelo Serviço de Vida Selvagem e Parques Nacionais do Estado. O principal objetivo é fornecer alimento para todos os marsupiais locais que foram afetados pelo fogo, perdendo sua fonte de alimento. Até o momento, as aeronaves já lançaram mais de 2.200 kg de legumes, principalmente cenoura e batata-doce.

Steve, um habitante local, e ajudante voluntário da Operação Rock Wallaby, mostrou-se cautelosamente otimista sobre o futuro, especialmente o dos coalas, que de todos os animais que ali viviam, é o que mais corre risco de extinção. Ele lembrou que esses marsupais se alimentam de árvores que precisam de fogo para germinar, então acredita que a natureza vai se recuperar rapidamente. O morador da ilha também afirmou que o objetivo agora é manter suprida a população animal e que os outros habitantes também estão trabalhando incansavelmente para ajudar.

“A situação toda poderia ter sido evitada em grande parte. Anteriormente, era uma prática comum as “queimadas” para evitar situações como a atual, mas essa prática foi interrompida.

Se não voltarmos a utilizá-las, esses incêndios podem se tornar algo recorrente na vida dos australianos”, afirmou Steve.

Compartilhe esta notícia: