Mundo: Coalas estão perto da extinção completa

Compartilhe esta notícia:

De acordo com a organização científica internacional sem fins lucrativos chamada Australian Koala Foundation (AFK), não existem mais 80 mil coalas na Austrália, o que decreta a sua extinção funcional. Além da quantidade ser baixa, o número vem decrescendo rapidamente.

Ainda segundo a organização, tem sido difícil dizer exatamente quantos ainda existem na Austrália, porém, é garantido que o desmatamento e as mudanças climáticas também têm contribuído para o sumiço definitivo da espécie.

O grupo de pesquisa afirma que não é a mesma coisa dizer que um animal está extinto e funcionalmente extinto. O primeiro é pior, já que quer dizer que não existe mais nenhum daquele animal no mundo.

O segundo, por outro lado, não é nenhuma maravilha, porém, nos dá um mínimo de esperança “um animal ‘funcionalmente extinto’ pode significar várias coisas. No caso dos coalas, quer dizer que a sua população diminuiu tanto, que já não consegue mais desempenhar um papel relevante no ecossistema, mas ainda existem. O ‘funcionalmente extinto’ também pode significar que a espécie diminuiu a ponto de sua população não conseguir mais se reproduzir, graças ás chances de encontros terem diminuído tanto”, explica um dos professores da AFK.

“O que resta é esperar para que alguma grande mudança aconteça, e tentar ajudar as milhares de pessoas ao redor do mundo que estão a disposição para salvá-los.” Conclui.

Compartilhe esta notícia: