Agro: Metodologias de análise de nematoides em cana-de-açúcar

Compartilhe esta notícia:

Por: João Ibelli Neto*

Londrina, 19 de dezembro de 2019 – Invisíveis a olho nu, os nematoides são parasitas que afetam as raízes Por João Ibelli Neto* das plantas, prejudicando a absorção dos micro e macro nutrientes, causando assim prejuízos que, dependendo do nível de comprometimento da cultura, podem alcançar a ordem de 70%. Recentemente, a ADAMA elaborou um mapa de infestação piloto na região centro-sul brasileira, em uma área de aproximadamente 15.000 ha, onde ficou comprovada em cerca de 44% deste território uma incidência com alta infestação.

Na cana-de-açúcar, a ação dos nematoides acaba sendo ainda mais difícil de ser detectada. Sinais como plantas de tamanhos irregulares, prejuízos ao crescimento e menor perfilhamento podem indicar a presença de nematoides. Neste caso, é indicada a ação imediata para comprovar a presença destes organismos e evitar que eles se multipliquem por toda a área.

O correto diagnóstico e efetivo controle por meio de boas práticas culturais e nematicidas químicos dependem de análises laboratoriais em amostras das raízes das plantas. Atualmente, grandes progressos foram alcançados nessa área e novas metodologias e tecnologias são lançadas ano a ano.

Entre as técnicas adotadas para o diagnóstico e levantamento populacional dos nematoides destaca-se o método Isca Embalagem, idealizado em 2001 pelo Prof. Dr. Newton Macedo e aprimorado pelo Dr. Wilson Novaretti (in memoriam), responsável por calibrar os níveis populacionais para a cana-de-açúcar em projeto realizado na Usina Cocal com experimentos e diferentes tipos de amostragens.

A técnica Isca Embalagem – atualmente conduzida pelo ANNA Laboratório de Nematologia – consiste em simular dentro de sacos plásticos – a partir de solo coletado na rizosfera das plantas – condições em que os parasitas se desenvolvam.

Entre seus diferenciais, a Metodologia Isca Embalagem pode ser utilizada em qualquer época do ano, não estando atrelada ao regime de chuvas. Além disso, a retirada das amostras pode ser realizada quando são coletadas amostras para análise química de solo. Somados a esses fatores, os índices deste tipo de metodologia indicam o potencial que a área pode sofrer com o impacto negativo do parasitismo por fitonematoides.

Para o futuro, espera-se que a detecção de nematoides se torne ainda mais ágil e fácil. Entre as técnicas que estão sendo estudadas, está a utilização de imagens por satélite. Os índices de NDVI podem dar indícios da situação da planta no que diz respeito à nutrição e incidências de doenças. Atualmente, essa tecnologia ainda não consegue detectar nematoides, especificamente, mas esse aprimoramento é esperado no futuro. Da mesma forma, estudos estão sendo realizados para identificar a assinatura espectral do nematoide, tecnologia que já é utilizada em outras culturas para algumas espécies de nematoides e em breve deverá ser disponibilizada para a cana-de-açúcar, tornando a identificação mais precisa e acessível aos produtores.

*João Ibelli Neto é gerente de Produtos da ADAMA Brasil

Sobre a ADAMA

A ADAMA Agricultural Solutions Ltda. é uma das principais empresas de proteção de cultivos do mundo. Nosso propósito é criar simplicidade na agricultura, oferecendo aos agricultores produtos e serviços que simplificam suas vidas e os ajudam a crescer. Com um dos portfólios mais completos e diversificados, temos produtos diferenciados e de alta qualidade. Nossa equipe de 7.000 colaboradores, atende agricultores em mais de 100 países, levando soluções para o controle de plantas daninhas, pragas e doenças, além de melhorar a rentabilidade e produtividade na agricultura. Para mais informações, visite nosso site http://www.ADAMA.com e nossos canais no Facebook , LinkedIn , Instagram e Youtube.

Compartilhe esta notícia: