Travessias Litorâneas terão maior quantidade de embarcações dos últimos cinco anos na temporada de verão

Compartilhe esta notícia:

Ao todo serão 31 embarcações entre balsas e lanchas; 11 delas são completamente reformadas.

A Operação Verão + Seguro 2019/2020 terá maior oferta de embarcações aos mais de 3,5 milhões de usuários que vão utilizar as Travessias Litorâneas. Ao todo, o sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista, sete a mais que no último verão, que contou com 24 embarcações. Essa quantidade é a maior dos últimos cinco anos em uma alta temporada.

As travessias começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que remodelou balsas e lanchas, muitas com processos de recuperação interrompidos. Até o momento, foram entregues oito embarcações (seis balsas e duas lanchas), e outras três vão ser entregues em janeiro (uma balsa e duas lanchas de passageiros). Em fevereiro, está prevista a entrega da última balsa, completando 12 embarcações reformadas e modernizadas.

Litoral centro

Travessia Guarujá/Bertioga

Dentro do planejamento operacional deste ano, pela primeira vez a travessia Guarujá/Bertioga irá contar com uma lancha para travessias de ciclistas e pedestres. A embarcação tem capacidade para 190 pessoas. O sistema também conta com duas balsas.

Travessia Santos/Vicente de Carvalho

Os usuários da Travessia Santos/Vicente de Carvalho contarão com um sistema com capacidade operacional ampliada, com a chegada de duas lanchas catamarãs com capacidade para 370 passageiros cada uma, além da Paicará, com capacidade para 728 passageiros.

Travessia Santos/Guarujá

Até o fim de janeiro/2020 os usuários da Travessia Santos/Guarujá terão à disposição uma nova embarcação totalmente reformada. A FB-20, com capacidade para 40 veículos, retorna depois de passar por amplo processo de reforma e amplia a capacidade operacional do sistema.

Já no embarque, do lado de Santos, os motoristas contam com nova configuração do bolsão de acesso às balsas. O local foi ampliado com as obras da Nova Ponta da Praia, à cargo da Prefeitura de Santos. O novo bolsão tem capacidade maior, acomodando 110 veículos, contra 60 anteriormente, ou seja, quase o dobro. Isso garante mais conforto aos motoristas, agilidade na operação e fluidez ao tráfego da região.

Litoral Sul

As três travessias de veículos do litoral sul (Iguape/Juréia, Cananéia/Continente e Cananéia/Ilha Comprida) terão o dobro de balsas disponíveis nesta temporada. Cada um dos serviços contava com apenas uma balsa no fim do ano passado e agora são duas em cada serviço.

Isso porque, das nove embarcações já reformadas e entregues em 2019, três foram destinadas para a região. Outro destaque é que a Travessia Cananéia/Ilha Comprida, muito procurada pelos turistas, agora opera de forma ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia. Antes, o sistema operava apenas das 6h à meia-noite.

Ao longo da temporada, os banheiros do Continente (Travessia Cananéia/Continente) serão totalmente reformados. Um anseio antigo dos moradores que utilizam as balsas. Durante os trabalhos serão disponibilizados contêineres sanitários para atendimento dos usuários.

O litoral sul ainda terá uma balsa e uma lancha reservas

Litoral norte

Os usuários que utilizam a Travessia São Sebastião/Ilhabela, no litoral norte, a pé ou de bicicleta, receberão a segunda lancha de passageiros, prometida no início do ano pela atual gestão da DERSA e pela Secretaria de Logística e Transportes. A lancha é feita totalmente em aço, equipada com 14 aparelhos de ar condicionado e tem capacidade para 450 passageiros.

Ágil, confortável e moderna, a embarcação amplia a capacidade operacional da Travessia São Sebastião/Ilhabela, que a partir de agora passa a contar com duas lanchas para pedestres e ciclistas.

Com isso, a Travessia São Sebastião/Ilhabela terá nove embarcações durante a Operação Verão (7 balsas + 2 lanchas).

Novos PMV´s

A melhoria na comunicação com os usuários foi outro foco durante o ano e graças a instalação de 30 novos Painéis de Mensagem Variável (PMV´s), moradores e turistas terão acesso a informações mais claras e objetivas nesta temporada. Os equipamentos são de última geração, de fácil leitura e estão instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso às Travessias, orientando os motoristas e fornecendo informações importantes sobre os serviços.

Manutenção noturna

Nas oficinas da DERSA os trabalhos não param. As equipes mecânicas estão de prontidão todos os dias, inclusive de madrugada, para que os trabalhados de manutenção possam ocorrer sem prejudicar a operação das embarcações durante o dia. Essa foi outra medida implantada pela nova gestão durante o ano e que vem garantindo menos problemas técnicos e mais agilidade nos serviços. Durante toda a Operação Verão, este trabalho será contínuo.

Compartilhe esta notícia: