Está chegando a hora: Números da Black Friday no Brasil e expectativas para 2019

Compartilhe esta notícia:

Em Taquaritinga o comércio funcionará até às 22h na sexta-feira (29).

Um popular evento comercial dos Estados Unidos virou febre no Brasil nesta última década. A chamada Black Friday acontece na 4ª sexta-feira do mês de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças, feriado nos Estados Unidos. Nela, os lojistas realizam promoções com descontos muito maiores do que o normal, atraindo consumidores do país todo.

Além de ser um fenômeno nas lojas físicas, em que centenas de pessoas invadem os estabelecimentos assim que as portas são abertas, a data impulsionou o mercado online americano. A cada novo ano, registram-se vendas recordes por e-commerce, que miram descontos ainda mais chamativos do que a de outras lojas.

A data é muito visada pelos consumidores, pois além dos descontos irresistíveis, serve como opção para fazer as compras de Natal — que acontece menos de um mês depois. Eletrônicos, como smartphones, notebooks e TVs, geralmente são os produtos mais visados pelos clientes, mas os descontos se estendem por todos os setores.

Black Friday brasileira – No Brasil, a Black Friday iniciou-se em 2010 e, desde então, vem ganhando cada vez mais força no mercado nacional. O faturamento das vendas no ano inaugural não chegou aos R$ 3 milhões. Em 2018, esse valor saltou astronomicamente, para a casa dos R$ 2,6 bilhões, transformando-se em uma importante data para os lojistas.

Esse aumento no faturamento e no número de vendas colaborou para o fortalecimento do mercado online brasileiro. No decorrer da década, as pessoas tiveram um acesso cada vez mais facilitado à internet, atraindo novos consumidores para esse mercado e permitindo que eles tivessem um número mais variado de ofertas.

Black Friday em 2019 – Apesar da força no e-commerce, a Black Friday deste ano também deve conquistar as ruas. Segundo especialistas, esta deve ser a primeira vez em que o número de brasileiros que farão as compras online e em lojas físicas será o mesmo. Isso mostra como o comércio urbano incorporou bem a data, caindo no gosto do público geral.

Outro diferencial é que, no Brasil, muitas vezes, as promoções começam antes da sexta-feira e se estendem até depois. O consumidor vem compreendendo melhor essa dinâmica nos últimos anos, o que tem ajudado na hora de escolher não só o que comprar, mas quando comprar.

Black Friday em Taquaritinga – De acordo com comunicado emitido pela Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga – ACIT – as lojas de Taquaritinga, nesta sexta-feira (29), estarão funcionando das 9h às 22h, em razão das promoções para o Black Friday.

Compartilhe esta notícia: