Rinoceronte de Sumatra: morre a última fêmea da espécie

Compartilhe esta notícia:

O último representante da espécie conhecida como rinoceronte-de-sumatra o qual vivia na Malásia, morreu no sábado (23). A fêmea, chamada de ‘Iman’, faleceu em uma reserva localizada na ilha de Bornéu por conta de um câncer, segundo consta informações do Departamento de Vida Selvagem de Sabah.

O diretor do Departamento de Vida Selvagem de Sabah, Augustine Tuuga, declarou à agência de notícias ‘Reuters’ que o animal estava com muitas dores por conta de tumores que tinha pelo corpo.

Ainda segundo Tuuga, com a morte desse último espécime pode-se declarar o rinoceronte-de-sumatra como oficialmente extinto na Malásia. Nessa mesma reserva natural havia outro exemplar do animal, um macho, chamado Tam. Aliás, Tam era o último macho da espécie.

Contudo, o mesmo faleceu em maio deste ano. Anteriormente, em 2017, existia outro exemplar da espécie, uma fêmea que ganhou o nome de Puntung. Entretanto, ela morreu em um cativeiro também na Malásia.

O rinoceronte-de-sumatra, cujo nome científico é Dicerorhinus sumatrensis, habitou em um determinado período em uma região que abrangia a porção leste da Índia até o fim da Malásia. Atualmente, especula-se que haja somente algo em torno de 80 espécimes ainda vivos, boa parte deles na ilha de Sumatra, pertencente à Indonésia.

A população de rinocerontes dessa espécie sofreu um profundo impacto negativo por causa das mudanças climáticas, vegetação cada vez mais rara e a caça impulsionada pela medicina tradicional chinesa.

Essa espécie é a menor da família dessa linha de animais, portando um peso que oscila entre 600 e 800 kg. 

Compartilhe esta notícia: