22 de novembro: Dia do músico e de Santa Cecília

22 de novembro é comemorado o Dia do Músico, sendo assim esta data homenageia os artistas que interpretam melodias, harmonias e que encantam a humanidade há milhares de anos.

 O Dia do Músico, por sua vez, homenageia a figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, santa essa muito reconhecida entre os católicos do Brasil.

Abaixo um pouco sobre a história de Santa Cecília:

Santa Cecília nasceu em Roma, em meados do século III. A jovem Cecília costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. Mas um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.

Segundo a lenda, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a deitar-se com o homem e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.

O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. O marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã.

Mais tarde, Cecília se enfrentaria com os funcionários da corte romana e seria torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, qual mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela se mostrava mais disposta e cantava a Deus.

Ao fim de alguns dias foi decapitada. Sua festa se comemora desde o século V, mas somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII.