Sessão da Consciência Negra teve homenagens e participação artística de estudantes da Escola 9 de Julho

Compartilhe esta notícia:

A Sessão Solene em homenagem à Consciência Negra foi realizada, pela sétima vez, na Câmara de Taquaritinga, na noite de segunda-feira, 18 de novembro, com o objetivo de reverenciar a presença dos negros na sociedade local. Cada vereador indicou uma pessoa para receber o certificado da Consciência Negra, que simboliza um agradecimento ao legado de cultura e trabalho empreendido em favor do município.

O vereador Angelim Barbeiro discursou em nome dos vereadores, contando uma história que remete ao passado da comunidade negra em Taquaritinga. Citando uma pesquisa do professor Arnaldo Ruy Pastore (falecido em fevereiro), ele disse que nos anos 1920/1930, os negros se reuniam em baixo de uma paineira no largo onde mais tarde foi construída a Matriz de São Sebastião. “Ali aconteciam as rodas de samba, que estão na origem do nosso Carnaval”, afirmou.

O vereador Angelim Barbeiro discursou em nome dos vereadores

Os estudantes Layslla Moreira e Malkolm Roms, da Escola Estadual 9 de Julho, apresentaram uma leitura dramatizada do texto “Deus é negro”, de autoria de Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, frade dominicano, jornalista e escritor brasileiro. O professor Lucas Luís Novaes fez uma participação especial, tocando o agogô. O presidente da Câmara, Beto Giroto, agradeceu à colaboração da diretora da escola, Mireli Sanches Matheus, representada na sessão pela coordenadora pedagógica geral, Ketriri Cristina Belentani Buzolin, e aos professores Ana Paula Romano, Marina Campopiano Bertolo e Elaine Aparecida Silva de Oliveira.

Em seguida, os homenageados foram chamados, um a um, ao plenário para a entrega do certificado. O mestre de cerimônia, Auro Ferreira, leu um resumo biográfico dos indicados para que a plateia pudesse conhecer um pouco de suas histórias de vida. Foi uma solenidade emocionante, que contou com a presença do prefeito Vanderlei Mársico, da promotora de Justiça Dra. Daniela Baldan Rein, da secretária municipal de Gestão, Dra. Patrícia Mársico Gibertoni, entre outras autoridades que compuseram a mesa principal.

Os homenageados e os vereadores que os indicaram foram:

Compartilhe esta notícia: