15 de Novembro: Dia da Proclamação da República

Compartilhe esta notícia:

O Dia da Proclamação da República é celebrado no dia 15 de novembro.

Neste dia, no ano de 1889, os militares destituíram Dom Pedro II, mudando o regime de governo de monárquico para republicano.

Desde então, dia 15 de novembro é feriado nacional, a fim de recordar a instituição da República no Brasil.

Resumo da Proclamação da República

O regime monárquico vinha passando por uma série de crises que estavam difíceis de serem contornadas.

Primeiro havia sido a questão religiosa, quando o Imperador se indispôs contra uma bula papal. O caso terminou com a prisão de dois bispos numa sociedade extremamente católica.

Em seguida, a questão militar, onde os militares demonstravam sua insatisfação com o regime de forma pública. Queriam mais reconhecimento por parte da sociedade e aumento de salário. O Exército, principalmente, se encontrava dividido naqueles que apoiavam o Imperador e aqueles que desejavam a República a fim de, segundo eles, modernizar o país.

Por fim, a questão da abolição da escravatura fez com que os fazendeiros não dessem mais sustento à monarquia. O fim da escravidão sem indenização, representava uma dura perda econômica para os latifundiários.

Assim, na madrugada do dia 15 de novembro um grupo de militares resolveu por fim à monarquia. Liderados pelo tenente-coronel Benjamin Constant e auxiliados pelo civil Quintino Bocaiuva, parte do Exército decide agir.

Para isso, precisavam de um líder que fosse um militar experiente. O escolhido foi o Marechal Deodoro da Fonseca, um veterano da Guerra do Paraguai e apreciado pela tropa.

No entanto, Marechal Deodoro estava doente e de cama ele foi levado praticamente carregado para o Ministério da Guerra. Pensava que estava derrubando o gabinete do Visconde de Ouro Preto e não o regime monárquico.

A Família Imperial e a Proclamação da República

A Família Imperial estava em Petrópolis e o Imperador acompanhava os acontecimentos. No dia 15 de novembro à noite, o soberano foi comunicado oficialmente que o regime republicano estava proclamado.

O Imperador Dom Pedro II, para evitar uma guerra civil, decidiu não convocar nenhum comandante militar aliado da monarquia.

Aproveitando que não houve reação hostil por parte do Imperador, os militares decidiram expulsar a Família Imperial do Brasil. Assim, Dom Pedro II, a Imperatriz Teresa Cristina, os filhos e os netos foram embarcados foram embarcados na madrugada do dia 17 rumo ao exílio.

Não houve qualquer comunicação à população sobre o que estava acontecendo. Somente no dia seguinte foi dito que o monarca e sua família tinham partido.

O Marechal Deodoro seria eleito o primeiro presidente do Brasil e o Marechal Floriano Peixoto, seria o vice-presidente.

Comemoração da Proclamação da República

A celebração da Proclamação da República foi comemorada sempre com muita intensidade pelo regime republicano.

A época áurea foi durante o regime militar (1964-1985) quando se faziam grandes desfiles exaltando a figura de militares como Marechal Deodoro, Duque de Caxias, Benjamin Constant, Marechal Floriano, entre outros.

No anos 80, as eleições eram sempre realizadas no dia 15 de novembro para coincidir com o feriado e a data cívica.

Compartilhe esta notícia: