Projetos aprovados: Lei municipal proíbe plantio de árvores em locais que impeçam a visão de motoristas na área urbana

Compartilhe esta notícia:

Sessão ordinária aconteceu segunda-feira na Câmara Municipal.

Três projetos foram aprovados na sessão ordinária de segunda-feira (21). Um deles, de autoria do vereador Angelim Barbeiro, altera a Lei Municipal n.º 3.782, de novembro de 2009, que dispõe sobre as políticas ambientais. O objetivo é impedir o plantio de árvores, arbustos, folhagens e similares que reduzam a visibilidade de motoristas e pedestres ou que atrapalhem o trânsito e o passeio público. Antes da votação, o vereador exibiu fotografias de algumas esquinas da cidade que, segundo ele, expõem pedestres a risco de atropelamento e motoristas a perigo de colisão.

Angelim esclarece que a lei não obriga nem autoriza ninguém a extrair árvores, medida que é adotada apenas sob critérios técnicos. Porém, abre a possibilidade de qualquer cidadão solicitar ao departamento municipal competente a avaliação de um local em que houver prejuízo de visibilidade.

Os vereadores também aprovaram uma propositura do Executivo que regulamenta a compensação de créditos em precatório com débitos inscritos em dívida ativa. O objetivo é permitir aos credores de precatórios (títulos da dívida pública) que sejam, ao mesmo tempo, devedores do Município o exercício do direito de compensação. Essa medida poderá reduzir o estoque de precatórios.

Nome de rua – A terceira matéria aprovada é de iniciativa do vereador Dr. Eduardo Moutinho. A Rua 8, que liga a Avenida João De Jorge e a Avenida Dr. Aníbal do Prado e Silva Filho, passará a ser denominado como Divaldo Luís Davoglio. Da placa indicativa, sob o nome do homenageado, constará a inscrição “cidadão emérito”.

Divaldo Davoglio nasceu em 18 de fevereiro de 1941, embora do registro conste 18 de abril. Filho de Sylvio Davoglio e de Valeriana Belodi Davoglio, era casado com Antonia Peres Belucci Davoglio, com quem teve três filhos: Wilson José, Margarete Aparecida e Alessandro André.

Entre as atividades profissionais, trabalhou por  cerca de 30 anos no Guaraná Ideal, onde foi motorista, vendedor e entregador.

Após ter se desligado desse emprego, desempenhou as mesmas funções na Distribuidora de Bebidas Menegheti (Kaiser/Belco). Durante muitos anos foi também o responsável pelo Bar do Campo Estádio Antonio Storti. Palmeirense fanático, era também torcedor do Clube Atlético Taquaritinga, e pôde ver a ascensão do CAT, quando desempenhava esse trabalho.

Na área filantrópica, seu Divaldo foi confrade da Sociedade de São Vicente de Paula, onde realizava campanhas em prol dos mais necessitados, principalmente a de Coleta do Arroz em Casca. Para tanto, percorria a área rural, arrecadando as contribuições.

“Apesar das dificuldades que a vida às vezes nos reserva, era um homem alegre e contava com muitos amigos, principalmente aqueles amantes do futebol e de um jogo de truco”, afirmou o autor do projeto. Homem trabalhador e dedicado chefe de família, faleceu em 13 de novembro de 2015, aos 74 anos de idade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia: