Nossa Palavra – Conchavos políticos

Compartilhe esta notícia:

Parece incrível, mas a cada dia estão mais escancarados os conchavos políticos junto a administração pública.

No período eleitoral os políticos que pleiteiam o cargo executivo formam alianças partidárias para se elegerem, e essa tomada de decisão reflete no momento em que assumem o cargo. E culminante a esta situação, ainda precisa buscar o apoio do poder Legislativo para poder governar.

O fato é que muitos acordos são selados antes e depois que se toma o poder, não importa a adversidade política das eleições, e sim manter a maior base para conseguir governar com razoabilidade. Essas alianças perpetuam durante meio mandato, pois quando apontam as novas eleições, os aliados começam a traçar outros planos e metas, e toda a estrutura montada começa a ser abalada.

Em Taquaritinga, os conchavos políticos sempre foram muito presentes, porém o governo atual teve rupturas diversas.

Logo que assumiu o Poder Executivo, o atual prefeito trouxe para o seu governo todo o DEM, oposição número um do atual prefeito, em outros pleitos.

Mas algo neste momento começava a mudar. Um vereador eleito na base, pulou do barco e sem preguiça se tornou oposição, e saiu em busca de objetivos claros de almejar a posição de prefeito em 2020.

Como tinha uma base pequena junto ao Legislativo para conseguir governar, o prefeito iniciou as negociações com os vereadores, e almejou o que queria: a maioria na Câmara. Mas, como nada acontece por acaso na área política, a administração municipal e as autarquias foram loteadas de cargos de confiança indicados pelos que vieram formar a base.

Chega 2019, rumo a 2020. A administração municipal percebe as mudanças de postura de alguns vereadores da base e começa a pressionar o posicionamento contrário ao governo, mas sem tanto sucesso aparente.

Muita coisa vai rolar ainda este ano! Vai chegar gente nova no governo, o prefeito pode mudar de partido, os partidos vão tomar sérios posicionamentos, quem estava morto vai ressuscitar, muito coelho vai sair da cartola e muita água vai rolar. E sabe quem se ferra com estes jogos políticos? Taquaritinga.

Enquanto os políticos estão jogando, os conchavos se desfazendo e refazendo, os interesses ligados à cidade vão sendo deixados de lado. E como a atual administração não atingiu seu auge, também vai começar a atropelar suas ações, e a população vai passar o ano sem saber quem vai, quem fica e quem pode voltar.

Realmente, esses conchavos políticos são o lado podre da política e o embargo das políticas públicas, haja vista que Taquaritinga com todos estes embrolhos não consegue se desenvolver numa constante, e a cada ano parece retroceder, ao invés de buscar um desenvolvimento sustentável planejado e contínuo.

E o que acontece? Impostos e impostos sobre a população, pessoas competentes sendo desligadas de cargos essenciais, vereadores buscando os holofotes em pequenas ações, pessoas fazendo caridade para autopromoção, e assim vai!

Portanto, cabe a nós observarmos as movimentações neste período para projetarmos em quem vamos depositar nossa confiança em 2020.  Então infelizmente, vamos ter que escolher o ‘menos pior’. Mesmo sabendo que os conchavos vão continuar existindo, não é mesmo?

Compartilhe esta notícia: