Dia “D”: Vacinação contra o Sarampo

Compartilhe esta notícia:

Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e que não foram imunizadas deverão ser levadas às unidades de Saúde, neste sábado, para o Dia “D” de Vacinação contra o Sarampo. A campanha de vacinação em crianças continua até o dia 25 de outubro. Desde o início do ano, 12 pessoas morreram por causa da doença no Estado.

Neste sábado, Dia “D”, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde Akió Nakachima, no Jardim São Sebastião; Antônio Abbud, no Jardim Buscardi; Ederaldo Pereira Marques (Vale do Sol); e Nelson Sargi (Jardim Paraíso).

No período de 18 a 30 de novembro, deverão ser vacinados jovens não imunizados, na faixa etária de 20 a 28 anos.
Nos dias normais de vacinação, a doses estão disponíveis nas UBSs do Vale do Sol, Jardim Buscardi e Jardim São Sebastião.

Primeira etapa
• De 7 a 25 de outubro
• Público-alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos
• Dia D: 19 de outubro

Segunda etapa
• De 18 a 30 de novembro
• Público-alvo: de 20 a 29 anos
• Dia D: 30 de novembro

As pessoas desses grupos devem ir às UBSs com a carteira de vacinação para que seja atualizada.

Restrições à vacina – Gestantes e pacientes imunodeprimidos (pessoas com baixa imunidade, transplantados ou em tratamento contra o câncer) devem avaliar com seus médicos se podem ou devem tomar a dose.
O que é o sarampo – Uma doença viral aguda altamente transmissível. Ele pode dar complicações, como otite média aguda, pneumonia bacteriana, laringite e laringotraqueíte, doenças cardíacas, e até matar. É transmitida por fala, tosse ou espirro e por via aérea. Seus sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Depois aparecem manchas vermelhas na pele, que são a maior característica da doença.

Até 18 pessoas podem ser infectadas por um único paciente com sarampo.

Compartilhe esta notícia: