Verdão bate Botafogo e iguala próprio recorde invicto como mandante em Brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Pelo placar de 1 a 0, com gol de Thiago Santos aos 15 minutos do primeiro tempo, o Palmeiras venceu a equipe do Botafogo pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alviverde, com o resultado, chegou a 50 pontos, assumindo a vice-liderança, e segue na caça do líder Flamengo (o Santos, se vencer amanhã, pode empatar com o Verdão em número de pontos e ficar na frente pelos critérios de desempate – caso isso ocorra; vale lembrar que o Peixe enfrenta o Internacional fora de casa).

De quebra, o triunfo rendeu ao Verdão mais um jogo invicto como mandante pelo Brasileirão: o 27º seguido. Considerando partidas de Campeonato Brasileiro, o Maior Campeão do Brasil foi derrotado em seus domínios pela última vez em 26/05/2018, para o Sport, por 3 a 2, no Allianz Parque (desde então são 23 vitórias e quatro empates). O feito, aliás, faz a equipe de Mano Menezes igualar um recorde histórico, pois entre 1985 e 1987 o time palmeirense permaneceu pelos mesmos 27 duelos sem ser derrotado jogando em casa pelo Nacional.

Dentro de campo, individualmente, o duelo marcou a reestreia do atacante Henrique Dourado, que chegou ao seu 40º jogo pelo clube e ainda assustou a defesa botafoguense nos minutos finais. Henrique havia atuado em 39 partidas em 2014 e marcado 18 gols (todos pelo Brasileiro – quantidade de bolas na rede essa, aliás, que quase lhe renderam a artilharia do Brasileirão daquela temporada).

Thiago Santos marcou o gol da vitória alviverde – Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Thiago Santos também foi um destaque individual. Além do gol marcado, o atleta foi fundamental nos desarmes e na organização tática do meio de campo alviverde. Na partida deste sábado, o volante recebeu seu terceiro cartão amarelo na competição e, por isso, está suspenso da 26ª rodada, contra a Chapecoense, no Allianz Parque, na próxima quarta-feira (16), às 21h. Ao sair de campo, no segundo tempo, o camisa 5 arrancou aplausos da torcida. No Verdão desde 2015, o jogador soma 174 jogos e fez parte das conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018. O último jogo de Thiago Santos, antes desse, havia sido diante do Fluminense, na vitória por 3 a 0 sobre o time carioca, no Allianz Parque, em 10/09.

Retrospecto atualizado entre Palmeiras e Botafogo

As equipes já se enfrentaram 119 vezes com o duelo desta noite. O Verdão leva ampla vantagem: são 47 vitórias esmeraldinas contra 34 triunfos botafoguenses – os outros 37 embates terminaram com igualdade no placar. O saldo de gols também é favorável ao Maior Campeão do Brasil, que balançou as redes alvinegras 175 e foi vazado em outras 148 ocasiões.

Palmeiras x Botafogo no brasileiro

O Palmeiras também leva vantagem sobre o Botafogo em jogos de Brasileirão, como no caso deste sábado (12). Em 58 duelos na história, já com o de hoje, são 26 vitórias, 18 empates e 14 derrotas. O primeiro encontro entre as duas agremiações no Nacional aconteceu em 1967, empate por 0 a 0 – o torneio, à época, era denominado Roberto Gomes Pedrosa. E, curiosamente, o Alviverde saiu como campeão daquela edição (foi o 2º título dos dez que hoje possui).

Tabu positivo: Palmeiras não perde para o Botafogo desde 2016

Em 31/07/2016, pelo primeiro turno do Brasileirão daquele ano, o Alviverde – comandado pelo então técnico interino Alberto Valentim (Cuca Estava suspenso) – perdeu para o Botafogo e, em seguida, iniciou a arrancada rumo ao seu 9º título brasileiro (hoje o time é decacampeão). Desde então, em todas as vezes que o Verdão enfrentou o time carioca, jamais foi derrotado, acumulando seis vitórias e um empate (10 gols marcados e 2 sofridos).

Palmeiras x times cariocas: bom retrospecto

O Palmeiras vem de bons resultados contra equipes cariocas de forma geral. Nos últimos 35 encontros frente a times do estado vizinho (desde 2015), em apenas cinco ocasiões o Alviverde foi superado, acumulando incríveis 23 vitórias e outros sete empates (61 gols marcados e 29 sofridos – ou seja, fez mais do que o dobro de gols do que levou).

Estádio do Pacaembu: retrospecto geral

Maior campeão da história do estádio do Pacaembu, o Palmeiras já disputou 1135 jogos no local, já contando este. Foram 581 vitórias, 303 empates e 251 derrotas. Ao todo, o Verdão marcou 2077 gols no campo municipal e foi vazado 1320 vezes. Foram sete jogos em 2019, com seis vitórias e uma derrota, com direito a três goleadas aplicadas pelo Verdão: 5×0, contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, 4×0, sobre o Santos, pelo Brasileirão, e 6×2 sobre o CSA-AL, também pelo Campeonato Brasileiro.

Estádio do Pacaembu: 1º jogo da história

O Palmeiras possui intensa história no palco paulista, já que, por exemplo, inaugurou o estádio em abril de 1940, quando, à época com o nome de Palestra Italia, goleou o Coritiba por sonoros 6 a 2. Os tentos foram anotados por Echevarrieta (3), Luizinho, Elyseo e Sandro. A partida fez parte de um quadrangular cuja outra chave foi vencida pelo rival Corinthians, que derrotou o Atlético-MG. No derby decisivo, o Verdão levou a melhor por 2 a 1, com gols de Echevarrieta e Luizinho, conquistou o Torneio de Inauguração do Pacaembu e se tornou o primeiro campeão da praça esportiva.

Estádio do Pacaembu: títulos no local

Após erguer o primeiro troféu do Pacaembu, o Verdão deu sequência às conquistas e hoje é o maior campeão do estádio. Ao todo, são 27 títulos, como os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963, 1972 e os Brasileiros de 1960, 1967 e 1994. O último foi em 2014, o Troféu Julinho Botelho, obtido após vitória sobre a Fiorentina-ITA por 2 a 1, com gols de Victor Luis e Leandro.

Por: Bruno Alexandre Elias / Departamento de Comunicação

 

Compartilhe esta notícia: