Sindigás divulga dicas de segurança para evitar acidentes com GLP

Compartilhe esta notícia:
  • O botijão deve ficar em local arejado. Nunca em armários ou espaços sem ventilação. Para protegê-lo do ambiente externo, o ideal é construir um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada e espaço para o gás, o registro e a mangueira. Mantenha o local sempre bem limpo.
  • Mangueiras de gás e reguladores de botijão possuem prazo de validade, devem ser trocados a cada cinco anos no máximo, garantindo a integridade e a segurança da peça.
  • Nunca faça “extensões” na mangueira de gás, juntando duas ou várias delas. O ideal é que você posicione seu botijão em uma distância razoável, e que não estique demais a mangueira original, que deve ter no máximo 80 centímetros de comprimento. Sempre faça o cálculo do espaço antes de instalar.
  • Cuidado com o posicionamento da mangueira de gás: não a deixe posicionada atrás do fogão, pois o calor durante a cocção pode danificá-la e causar vazamentos.
  • Nunca posicione seu botijão perto de armários ou prateleiras que guardem produtos inflamáveis (querosene, álcool, removedor, inseticidas, aerossóis, alvejantes, entre tantos outros). Em caso de vazamento, eles podem entrar em contato com o gás e causar explosões.
  • Mantenha o botijão afastado pelo menos um metro e meio de ralos, grelhas de escoamento de água e caixas de esgoto. Isso porque o gás é mais pesado do que o ar, e pode, em caso de vazamento, infiltrar-se nesses locais e causar explosões caso entre em contato com alguma faísca ou chama.
  • Não deite o botijão: muitas pessoas imaginam que, ao “deitar” o botijão, ou seja, ao deixá-lo na posição horizontal, dá para aproveitar o finalzinho do gás e continuar cozinhando. Além de não render mais, quando o vasilhame é deitado o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.
  • Não utilize ferramentas para ajustar o regulador de pressão: a instalação do regulador de pressão deve ser realizada manualmente, jamais com o auxílio de ferramentas. Elas podem causar desgaste ou avaria na peça, além de apresentarem o risco de produção de faísca, caso haja atrito com o botijão.
  • Sempre faça o teste de vazamento: simples e fácil, o teste ajuda a detectar precocemente qualquer vazamento logo na instalação ou troca do gás. Ao conectar o regulador de pressão, basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento. Ocorrendo isto, o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Caso as bolhas persistam, solicite a imediata troca do produto.
  • Compre apenas de revendedores autorizados e verifique sempre a presença do lacre e do rótulo de segurança.
Compartilhe esta notícia: