Nossa Palavra- Um ano para as eleições municipais

Compartilhe esta notícia:

As eleições de 2020 estão longe, mas bem perto ao mesmo tempo. É que em 6 meses já teremos as campanhas engrenando e quem demorar na arrancada pode ficar para trás. As articulações já começaram nos bastidores, mas sem muita notícia quente e que surpreenda o eleitor.

Para a prefeitura de Taquaritinga, a menina dos olhos dos partidos, muitas especulações e poucos nomes certos. De agora até o início do próximo ano muitas pesquisas serão feitas para constatar quais serão os nomes fortes que disputarão o executivo municipal.

O certo é que a falta de opções faz aparecer nomes até inexpressivos e desconhecidos, mas ninguém pode desprezá-los.

Dos nomes ventilados até agora, com exceção do próprio prefeito e do presidente da Câmara, poucos são conhecidos e muitas são as especulações. Afinal, comandar uma prefeitura com um orçamento pequeno e com poucos parlamentares federais e estaduais que ajudam é mais que complicado.

Por isso, quem ganhar terá que comer na mão dos oportunistas e a velha troca de emendas por cargos comissionados entra em jogo, como sempre.

Na Câmara, assim como na eleição de 2016, poderemos ter grandes mudanças. Muitos nomes já começam a aparecer nas redes sociais e em pesquisas feitas pelo Facebook ou sites desconhecidos. E isso não deixa de ser um indicativo de quem poderá dar as caras no pleito de 2020.

Mas renovação por renovação pouco importa. O que Taquaritinga precisa é de 15 vereadores engajados e não de meia dúzia – ou menos. É preciso ter gente nova (ou não) apresentando projetos importantes para o coletivo e com plenas chances de serem colocados em prática.

Não temos que ter vereadores mudando nome de rua ou propondo apenas homenagens.  Também não adianta ficar forçando a barra nas redes sociais com discursos populistas ou se vitimizando – isso já está manjado demais.

As cartas estão na mesa e até outubro de 2020 muita coisa pode acontecer. Lembrando, que candidatos à parte, quem muda tudo isso é o eleitor que tem na ponta dos dedos o poder do voto consciente.

Compartilhe esta notícia: